quinta-feira, abril 30, 2009

A carta



A carta da paixão
.
Esta mão que escreve a ardente melancolia
da idade
é a mesma que se move entre as nascenças da cabeça,
que à imagem do mundo aberta de têmpora
a têmpora
ateia a sumptuosidade do coração. A demência lavra
a sua queimadura desde os seus recessos negros
onde se formam
as estações até ao cimo,
nas sedas que se escoam com a largura
fluvial
da luz e a espuma, ou da noite e as nebulosas
e o silêncio todo branco.
Os dedos.
A montanha desloca-se sobre o coração que se alumia: a língua
alumia-se: o mel escurece dentro da veia
jugular talhando
a garganta. Nesta mão que escreve afunda-se
a lua, e de alto a baixo, em tuas grutas
obscuras, essa lua
tece as ramas de um sangue mais salgado
e profundo. E o marfim amadurece na terra
como uma constelação. O dia leva-o, a noite
traz para junto da cabeça: essa raiz de osso
vivo. A idade que escrevo
escreve-se
num braço fincado em ti, uma veia
dentro
da tua árvore. Ou um filão ardido de ponto a ponta
da figura cavada
no espelho. Ou ainda a fenda
na fronte por onde começa a estrela animal.
Queima-te a espaçosa
desarrumação das imagens. E trabalha em ti
o suspiro do sangue curvo, um alimento
violento cheio
da luz entrançada na terra. As mãos carregam a força
desde a raiz
dos braços a força
manobra os dedos ao escrever da idade, uma labareda
fechada, a límpida
ferida que me atravessa desde essa tua leveza
sombria como uma dança até
ao poder com que te toco. A mudança. Nenhuma
estação é lenta quando te acrescentas na desordem, nenhum
astro
é tao feroz agarrando toda a cama. Os poros
do teu vestido.
As palavras que escrevo correndo
entre a limalha. A tua boca como um buraco luminoso,
arterial.
E o grande lugar anatómico em que pulsas como um lençol lavrado.
A paixão é voraz, o silêncio
alimenta-se
fixamente de mel envenenado. E eu escrevo-te
toda
no cometa que te envolve as ancas como um beijo.
Os dias côncavos, os quartos alagados, as noites que crescem
nos quartos.
É de ouro a paisagem que nasce: eu torço-a
entre os braços. E há roupas vivas, o imóvel
relâmpago das frutas. O incêndio atrás das noites corta
pelo meio
o abraço da nossa morte. Os fulcros das caras
um pouco loucas
engolfadas, entre as mãos sumptuosas.
A doçura mata.
A luz salta às golfadas.
A terra é alta.
Tu és o nó de sangue que me sufoca.
Dormes na minha insónia como o aroma entre os tendões
da madeira fria. És uma faca cravada na minha
vida secreta. E como estrelas
duplas
consanguíneas, luzimos de um para o outro
nas trevas.
.
Herberto Helder
PHOTOMATON & VOX
Assírio & Alvim
1995
.

segunda-feira, abril 27, 2009

Um final feliz


.
A equipa sénior de basquetebol do FC Barreirense venceu ao final da tarde do passado sábado a equipa do Ginásio Figueirense.
O sucesso alcançado por uma escassa diferença de três pontos – tão justa quanto "sofrida" – permitiu ao FC Barreirense classificar-se em 6º lugar na fase regular da principal competição nacional de basquetebol, e o apuramento para o play-off de atribuição do título de campeão nacional, prova que já venceu nas distantes épocas de 1956/7 e 1957/8.
Os objectivos competitivos que o colectivo da Secção de Basquetebol terá definido no início da época – e cujo conteúdo desconheço em absoluto – parecem alcançados, tal a desproporção de meios que a equipa do Barreiro terá de enfrentar perante a poderosa AD Ovarense, em eliminatória a disputar "à melhor de cinco jogos" e com início já no próximo sábado.
Mas a "missão" da equipa de basquetebol do FC Barreirense não está cumprida. Até final da competição, que poderá na pior das hipóteses acontecer dentro de duas semanas, é obrigatório que todos os seus integrantes caprichem em demonstrações cabais de empenhamento, solidariedade, desportivismo, competitividade e ambição, individual e colectiva.

Apenas acompanhei a equipa do lado de fora. Do lado mais fácil e mais cómodo de espectador, do treinador e do director "de bancada". Do lado de quem se sente – às vezes para alguns, quase sempre para outros – atraído pela crítica fácil, pelo distanciamento simplista da compreensão mais profunda e mais séria das enormes dificuldades que, ano após ano, obstaculizam mas não anulam a continuidade de um projecto de afirmação da modalidade, na cidade e no país.
Terá sido uma época difícil. Uma época com problemas. Uns velhos. Outros novos. Alguns dos quais presumo que evitáveis.

Também por isso, a vitória de sábado foi especial.
Reduzida e fragilizada na sua capacidade atlética – mas quase apenas nisso – pela devolução à procedência (tardia?) dos norte-americanos Chad McKenzie e Bruce Brown, a equipa do FC Barreirense teve uma prestação memorável. Repito: memorável.
Um punhado de onze jovens – média etária de 19.7 anos – "fez das tripas coração, empolgou-se, e empolgou-nos, numa manifestação de vontade, de ambição e de convicção que não deixou ninguém indiferente.

Apetece-me destacar o nome e a idade dos atletas convocados:
João Guerreiro, Pedro Pereira e Tiago Raimundo: 18 anos; André Clérigo, Francisco Destino e José Silva: 19 anos; Manuel Sicó e Pedro Pinto: 20 anos; João Santos, Miguel Graça e Tyrekus Bowman: 22 anos.
Esta é a matriz e o paradigma do Barreirense Basket: juventude, irreverência, ambição.

No final do primeiro dos quatro períodos regulamentares de jogo o norte-americano Tyrekus Bowman lesionou-se. Mas mesmo ele, regressando à luta poucos minutos depois, foi persistente no combate à dor, solidário com os companheiros, profissional na atitude e, como quase sempre aconteceu ao longo da temporada, competente no desempenho.
Nos momentos finais da contenda a experiência, a qualidade e a matreirice do "velho" capitão José Costa quase nos levou para um prolongamento, indesejado e perigoso. A fortuna acompanhou-nos nesse momento derradeiro. Mas teria sido injusto, tremendamente injusto, se o desenlace final tivesse sorrido aos "homens da Figueira da Foz".

Houve, desta vez, muito mais público presente.
As entradas livres (mas o preço dos bilhetes é tão acessível… ), o carácter decisivo do jogo, o dia feriado (e que feriado!...) terão sido factores predisponentes a uma deslocação mais numerosa de adeptos à Cidade Sol.
E esse facto também galvanizou os nossos jovens atletas.
Embora sem o fulgor, o entusiasmo e os cânticos de outros tempos, voltou a respirar-se e a gritar-se Barreirense na tarde de sábado.

Concluído o jogo, já bem próximo das oito e meia da noite, a quase totalidade dos atletas rumou a Lisboa, para defrontar, apenas uma hora depois, a equipa de Juniores (sub-20) do SL Benfica.
Não assisti a esse jogo, resolvido a nosso favor por escasso ponto.
Tanto esforço. Quanta recompensa…

Esta vitória, assim como a alcançada uma semana antes em Coimbra – ainda mais relevante porque obtida "fora de portas" e frente a um opositor mais categorizado que o Ginásio Figueirense – realçou a necessidade de, conceptualmente, e não por consequência das inevitáveis dificuldades e estrangulamentos financeiros, actuais e futuros, balizar a constituição da próxima equipa sénior dentro de uma estrutura e concepção semelhantes à actual.

Aqueles que ao longo da época foram sorrindo de forma mais ou menos ostensiva com alguns "tiros nos pés" com que o próprio clube se foi infelizmente auto-flagelando, e aqueles que foram agentes de uma bem perceptível e aqui e ali identificada vontade de descridibilização do FC Barreirense e do projecto do Barreirense Basket, tiveram desta vez uma boa resposta.
Soubesse eu toda a verdade acerca dos jogos, manipulações e incumprimentos – imobiliários, financeiros e outros – que querem denegrir e apunhalar o meu clube e… "outro galo cantaria".
Sucede que não sei toda a verdade. E, pelos dias de hoje, creio mesmo que estou muito longe da verdade. E não é só por culpa própria…

Não sei qual o futuro próximo do Barreirense Basket.
Não sei sequer – e isso será o mais importante no curto prazo – qual o futuro próximo do FC Barreirense.
As nuvens são cinzentas. Mas as dificuldades do presente – que merecem reflexão que voltarei a fazer oportunamente – não retiram o brilho e o mérito à grande vitória do passado sábado.
Parabéns aqueles que a construíram.

Em 25 de Abril de 2009, no "Luís de Carvalho", também houve festa, alegria e comemoração. Com algumas lágrimas à mistura. À Barreirense!
.

sábado, abril 25, 2009

Ainda e sempre!


"Portugal, o Estado, a administração pública e as grandes empresas privadas estão a mudar de pele. E talvez a sociedade. Mais uma vez. Ainda é difícil saber se para melhor ou pior. Ou se voltaremos em breve ao que éramos. Mas ninguém tenha dúvidas de que a operação está em curso.
Mais Espanha. Mais concentração empresarial. Mais ligações perigosas entre o Estado e a empresa privada. Mais dependência das multinacionais. Menos dinheiros europeus. Mais emigração de portugueses para o estrangeiro. Mais controlo do governo sobre a sociedade. Mais vigilância sobre os cidadãos. Mais precariedade do trabalho. Mais saúde privada. Menos protecção social. Mais turismo de massas. Mais destruição dos centros históricos das cidades. Mais aviltamento do que resta do litoral. Menos urbanismo.
Como sempre, ninguém conhece o resultado. Mas vale a pena estar atento ao caminho."
António Barreto, Retrato da Semana, Público de 22 de Abril de 2007.

Estas palavras do sociólogo que semanalmente me oferece um olhar independente e lúcido da realidade portuguesa contemporânea, foram publicadas a escassos três dias da celebração do 33º aniversário da Revolução de Abril. Passaram dois anos.
Alguns, porventura mais precipitados, poderão ver nelas um desencanto desmedido com a evolução da Democracia e da Liberdade no Portugal que António Barreto tão bem ajudou a construir e a consolidar, com muito amor pela justiça, pela lei, pelo bom-senso. E que lhe valeu ataques de tal forma indignos e soezes e tentativas de enxovalho público do seu carácter, da responsabilidade de alguns profissionais da política – já então velha e decrépita, embora pretensamente igualitária e popular.
Também eu tenho como verdadeiras as palavras de António Barreto.
Também eu tenho pena de alguns dos caminhos da nossa política.
Também eu tenho nojo de alguns – demasiados – protagonistas da nossa classe política.
Mas hoje, apetece-me sobretudo lembrar que o 25 de Abril me (nos) deu:
Mais Paz. Mais Liberdade. Mais Pão. Mais Saúde. Mais Educação.
Acham coisa pouca e secundária?
Hoje, 25 de Abril, vou comemorar a Revolução dos Cravos. Com recato e de forma intimista. À minha maneira…
Quero-te tanto, Abril!
Ainda e sempre!

25 de Abril de um ano qualquer.

sexta-feira, abril 24, 2009

Zeca 4ever

Obrigado por tudo


.
O depoimento de Francisco Pinto Balsemão à Visão de ontem foi muito interessante e curioso.
Ao contrário do que muitos de nós provavelmente ainda supunham, o lápis azul da censura atacou "forte e feio" no início de 1974.
A publicação semanal do Expresso foi sendo cada vez mais amordaçada e os fechos de edição eram, pela excelente descrição do seu propritário e primeiro director, algo de muito complexo e sufocante.
A madrugada de 25 de Abril tudo transformou.
O fascismo morreu, a censura também, e nós próprios começámos a respirar melhor.
Foi bom. Muito bom.
Para todos. Ou melhor... para quase todos.
.

quinta-feira, abril 23, 2009

Amar o Livro

Regresso do colóquio promovido pela Cooperativa Cultural Popular Barreirense.
Intervenção interessante da Dra. Glória Bastos. Colaborações valiosas de elementos da mesa e da assistência.
Tempo ainda para ver a exposição de livros de autores Barreirenses.
Valeu a pena.

segunda-feira, abril 20, 2009

The Mountain Goats



Conheci esta banda em
www.lexico-familiar.blogspot.com
o blogue de Pedro Adão e Silva.

Recordo que Pedro Adão e Silva e Nuno Costa Santos
são os responsáveis por um excelente programa
no Rádio Clube Português - Quase Famosos
(domingos, 13-15 horas).

O programa de ontem - para não variar - foi magnífico.
Podem fazer uma audição em
http://radioclube.clix.pt/podcast/index.aspx?id=22

Diferentes, mas às vezes iguais


.
Uns parece que querem (ou pelo menos terão pensado) dar uma facadinha na paridade.

Outros candidatam-se agora à Europa, para mais tarde tentar dar o golpe autárquico.

Moralidade? Decência? Princípios?

Lol
.

domingo, abril 19, 2009

Quem é o Rei?



Prefab Sprout - The King of Rock n'Roll
Álbum From Langley Park to Memphis (1988)

O Provedor do Leitor


.
Dele li Jornalismo Contemporâneo - os media entre a era Gutenberg e o paradigma digital.
Ao João Mário ofertei Portugal, Anos 50 na passagem do seu quinquagésimo aniversário.
Com ele me cruzei na Biblioteca Nacional, enquanto efectuávamos pesquisa bibliográfica - eu para o PROVA DeVIDA e Joaquim Vieira para algum dos seus mais recentes trabalhos de História Contemporânea.
Aos domingos, a sua coluna no Público - onde assumiu desde 1 de Janeiro 2008 a função de Provedor do Leitor - oferece-me(nos) um outro olhar sobre o jornalismo.
Um olhar exigente, crítico, independente.
Um olhar fundamental.
.

sábado, abril 18, 2009

O regresso desejado


.
Regressei esta noite à colaboração no ROSTOS.
Sentira há alguns meses a necessidade de suspender a minha participação regular na qualidade de colunista.
Mas, há cerca de uma hora, uma troca de mails com o António Sousa Pereira determinou o meu regresso.
Estou feliz por isso.
Espero corresponder à confiança que o director de ROSTOS me renovou.
.

Ganhámos!


.
Grande vitória em Coimbra.
Esta tarde.
81-80.
.
Só falta uma vitória.
Na próxima jornada.
A última da fase regular.
.
Vale a pena ir aos play-off?
Sim!
.
Apesar dos problemas na Secção de Basquetebol - tristes.
Apesar da crise do FC Barreirense - gravíssima.

..

Hoje...

... será dia para uma reflexão mais fria, lúcida e consistente da cerimónia solene comemorativa do 98º aniversário do meu Barreirense.
Para postar mais tarde.

Ontem


.
Foi ontem à noite. Finalmente.
Que entreguei ao Daúto um exemplar de PROVA DeVIDA.
O sorriso e a simpatia de sempre.
Felicidades Daúto Faquirá.
.

Não sujamos as mãos?



Pois é...
Denunciar aquela caridadezinha fazia (faz) sentido.
Mas...
E as outras denúncias?
São (eram) inconvenientes?

Horror em Kuropaty


.
Mais um contributo para a desmistificação do totalitarismo comunista.
.
Alguns dos meus conterrâneos sabem traduzir o texto daquela placa.
Entendê-la na real real dimensão é que ainda não conseguem. Alguma vez o farão?
.
Sei que é difícil para muitos. E doloroso para alguns.
Antes tivessem a coragem para o necessário distanciamento e a obrigatória denúncia dos crimes soviéticos.
Afinal, a mesma coragem que demonstraram na luta contra o regime autoritário de Salazar-Caetano.
.
Nota: dizia-me um Amigo há algum tempo que não compreendia a minha insistência na abordagem periódica destas questões. E acrescentava que o mesmo aconteceria certamente aqueles que me lêem no Barreiro (e mais ainda aos que me acompanham algures na blogosfera).
Talvez não tenhas razão Amigo.
Não concordo contigo. Desta vez...
.

sexta-feira, abril 17, 2009

A Autarquia e Nós


.
O Artigo 46º da nova Lei de Bases da Actividade Física e do Desporto, aprovado na Assembleia da República a 7 de Dezembro de 2006 e publicado em Diário da República de 16 de Janeiro de 2007 (1ª série, Nº 11, págs. 356-363), veio recolocar na ordem do dia a problemática do apoio das autarquias ao desporto profissional. Pode aí ler-se no ponto 2 que "Os clubes desportivos participantes em competições desportivas de natureza profissional não podem beneficiar, nesse âmbito, de apoios ou comparticipações financeiras por parte do Estado, das Regiões Autónomas e das autarquias locais, sob qualquer forma, salvo no tocante à construção ou melhoramento de infra-estruturas ou equipamentos desportivos com vista à realização de competições desportivas de interesse público, como tal reconhecidas pelo membro do Governo responsável pela área do desporto".
Num país em que o triângulo clubes - autarquias - construção civil, tem sido demasiadas vezes associado a processos e interesses pouco legítimos e ainda menos transparentes, impunha-se clarificar e legislar. O que recentemente se concretizou e, como tal, se aplaude.
Creio que não será por via desta alteração legislativa que o FCB verá comprometida a prossecução da sua actividade. Porque, em defesa de uma política desportiva moderna, e de forma estritamente legal, será com toda a certeza possível que a Câmara Municipal do Barreiro continue a apoiar o clube. É verdade que desde a época de 2000/2001, quando passou a integrar a Liga de Clubes de Basquetebol e a disputar a sua Liga Profissional, o FCB tem sido contemplado com apoios financeiros e logísticos da autarquia, mediante a celebração de um Contrato-Programa de vigência anual, orientado para a promoção da modalidade no Concelho do Barreiro. Esse apoio tem vindo a diminuir nos últimos anos e, no biénio 2004-2006, correspondeu aproximadamente aos custos de funcionamento da nossa magnífica escola de formação, compatibilizando-se de forma estratégica e consequente a democratização da prática da modalidade a algumas centenas de jovens, com a concretização de elevados níveis competitivos traduzidos na conquista de 7 títulos nacionais.
Esta Lei que "define as bases das políticas de desenvolvimento da actividade física e do desporto" (Artigo 1º), especifica no seu Artigo 5º que "o Estado, as Regiões Autónomas e as autarquias locais promovem o desenvolvimento da actividade física e do desporto em colaboração com as instituições de ensino, as associações desportivas e as demais entidades, públicas ou privadas, que actuam nestas áreas". E no Artigo 6º, ponto 1, atribui-lhes a responsabilidade de "promoção e generalização da actividade física, enquanto instrumento essencial para a melhoria da condição física, da qualidade de vida e da saúde dos cidadãos", para o que (ponto 2, alínea a) deverão ser adoptados programas que visem "criar espaços públicos aptos para a actividade física". Ainda no âmbito das políticas públicas (Capítulo III), o Artigo 7º afirma no ponto 1 que “incumbe à Administração Pública na área do desporto apoiar a prática desportiva regular e de alto rendimento, através da disponibilização de meios técnicos, humanos e financeiros, incentivar as actividades de formação dos agentes desportivos e exercer funções de fiscalização” e o Artigo 8º aborda os termos da política de infra-estruturas e equipamentos desportivos. Quer isto dizer que as autarquias têm responsabilidades bem definidas na área do desporto e que não se podem eximir de as cumprir.
No interessantíssimo estudo "As melhores cidades portuguesas para viver" efectuado pelo Expresso e publicado na edição de 6 de Janeiro de 2007, o Barreiro ocupa um penoso 39º e penúltimo lugar entre as 40 cidades avaliadas. Curiosamente, de um total de vinte itens considerados para valorização, a pontuação obtida no capítulo "equipamentos desportivos" (55 pontos para um limite de 100), colocou a nossa cidade no 20º lugar, em igualdade pontual com mais oito cidades, mas longe dos 70 pontos de Braga e Porto, as duas primeiras classificadas nesse parâmetro. Ou seja, apesar das carências e lacunas que persistem, nomeadamente em termos de espaços para treino, formação e desporto de lazer, há um conjunto de equipamentos que têm alguma qualidade e uma taxa de ocupação muito apreciável.
O apoio ao desporto escolar, realidade ainda tão frágil em Portugal, como se documenta no relatório "Desporto Escolar: Um Retrato", estudo coordenado por Luís Capucha e apresentado publicamente em 17 de Janeiro de 2007, é uma competência que a nossa autarquia saberá certamente prosseguir. Mas é igualmente necessário que todas, ou pelo menos as principais forças políticas, assumam uma posição clara e coerente a propósito dos objectivos e limites do apoio aos clubes desportivos do Barreiro. Pulverizar um bolo financeiro cada vez mais pequeno por uma miríade de clubes de dimensão, capacidade e eficácia muito distintas, pode ser a cada momento uma forma politicamente correcta de actuar. Mas a política, séria e responsável, impõe escolhas e opções, corajosas e nem sempre fáceis. Escolhas e opções que deverão decorrer de uma análise adequada dos projectos apresentados e de uma avaliação criteriosa da sua exequibilidade. E, nos casos seleccionados, com controlo e fiscalização exigentes da sua aplicação e concretização. Deverá ser assim. Será que foi sempre assim?
Pelo seu curriculum vitae o FCB tem feito jus aos apoios reivindicados e obtidos da autarquia. Os dirigentes e os associados aspiram naturalmente a mais e melhores contributos, sabendo obviamente reconhecer as dificuldades financeiras presentes e o mérito de alguns outros projectos desportivos. Com mais ou menos slogan – Barreiro Cidade Desportiva, Barreiro Cidade da Participação – impõe-se a celebração de Contratos-Programa justos, racionais e exigentes, entre a autarquia e o FCB, com observância absoluta dos requisitos contemplados na Lei de Bases da Actividade Física e do Desporto (Artigo 47º).
O FCB é, sem margem para dúvidas, o clube mais representativo do Concelho e, nessa conformidade, assume uma legítima vontade de que os eleitos autárquicos correspondam de forma clara e consequente a direitos e deveres, consignados na Constituição da República. É esta argumentação que o clube deve esgrimir. É esta responsabilidade que a Câmara Municipal do Barreiro tem de assumir. Pelo Desporto e pelo Barreiro!
.
PS: Este texto "A Autarquia e Nós" integra o último capítulo do meu livro "PROVA DeVIDA – Estórias e Memórias do meu Barreirense", publicado em 8 de Março de 2008.
Foi pela primeira vez publicado no Jornal do Barreiro de 26 de Janeiro de 2007.
Também já o divulguei neste blogue
em 28 de Janeiro de 2009.
A necessidade da sua re-divulgação surgiu-me na noite de terça-feira, quando presenciei a cerimónia solene comemorativa do 98º aniversário do Futebol Clube Barreirense.
Relido o seu conteúdo, entendo que os mais de dois anos entretanto decorridos não o dataram particularmente, além de que permaneço fiel às opiniões que então exprimi.
Voltarei ao tema dos apoios autárquicos ao desporto e, ainda antes disso, espero opinar acerca das intervenções que Manuel Lopes (presidente da Direcção do FCB), Carlos Humberto (presidente da CMB) e António Sardinha (presidente da Assembleia-Geral do FCB) proferiram na noite de 14 de Abril de 2009.

.

quinta-feira, abril 16, 2009

A generosidade e o embuste


.
O pequeno burguês que sempre fui, admira o homem que perseguiu a revolução sonhada noutras paragens e nesse processo encontrou a morte, mas abana a cabeça com amargura perante o regime instalado em Cuba. Entre a alienação capitalista e o socialismo traído não existirá nada?
.
O autor destas palavras?
Não. Não sou eu.
Mas podia sê-lo.
No caso, fui bebê-las a
www.murcon.blogspot.com
o blogue de Júlio Machado Vaz.
.

Mas que disparate

A eurodeputada Ilda quer ver Portugal fora da zona euro.
Não me recordo de proposta tão grotesca no passado recente. Sabem porque citei Marina Costa Lobo no dia 4 de Abril?
Faz ou não faz sentido? .

terça-feira, abril 14, 2009

sábado, abril 11, 2009

Parabéns F. C. Barreirense


a
a
.
.
.11.4.1911
.11.4.2009.
.
.
.98 ANOS
.
.
PARABÉNS!

sexta-feira, abril 10, 2009

Adoro-te Barreiro!


extraído do sítio de Luís Ferreira da Luz http://www.artbarreiro.com
.
O Semmais - jornal da região de Setúbal, distribuído semanalmente com o Expresso - divulgou na sua edição de hoje a possível candidatura do Engº António Fonseca Ferreira - presidente da CCDR de Lisboa e Vale do Tejo desde 1998 - à Câmara Municipal de Palmela.

Não sei qual a sua ligação aquela cidade.
A pesquisa que efectuei acerca do seu curriculum pessoal e profissional não o esclareceu.
Mas sei que li a notícia com todo o interesse.
E percebi que ela comportava em si mesma aspectos sobre os quais tenho reflectido a propósito das próximas eleições autárquicas no Barreiro.
a
A este propósito, e antes de prosseguir, julgo importante expressar cinco notas prévias:
1. sou votante do PS - em eleições locais e nacionais - desde há cerca de três décadas
2. não tenho, nem pretendo vir a ter, qualquer filiação partidária
3. não terei qualquer outro comprometimento nas próximas eleições autárquicas que extravase o elementar direito (e dever) de votar
4. estou profundamente desencantado com alguns desenvolvimentos - remotos ou recentes - e muitos dos actores da vida política - local e nacional

5. compreendo e valorizo a nobreza e a imprescindibilidade da actividade política, na difícil e exigente defesa da causa pública.
a
Adiante.
a
Reli ontem algumas palavras que publiquei no ano passado no Rostos
www.rostos.pt.
Apetece-me transcrever e partilhar convosco alguns excertos.

a
Em 13 de Janeiro de 2008 escrevi:
a
"Parece que a decisão está tomada. O Barreiro vai ser contemplado (beneficiado?) com uma ponte ferro-rodoviária.
Fiquei feliz!
Acredito que o Barreiro terá aqui uma excelente mola impulsionadora para um impulso desenvolvimentista e renovador.
A centralidade do Concelho na Margem Sul da Área Metropolitana de Lisboa será agora mais substantiva. A expansão populacional inverterá o declínio reafirmado pelos últimos censos.
As consequências económicas, sociológicas, culturais e desportivas, serão inevitáveis e previsivelmente favoráveis.
Não tenho certezas. Mas acredito que nos saiu a Lotaria. Curiosamente na mesma semana em que a Comunicação Social local divulgou um conjunto interessante de obras públicas a decorrer no Concelho do Barreiro. De paternidade repartida entre o anterior e o actual executivos, mas cujo reflexo eleitoral em 2009 deverá beneficiar o PCP e "penalizar" o PS.
Injusto? Claro que sim!
Mas se o PS perdeu em 2005 por culpa própria…"

a
Duas semanas depois, em 27 de Janeiro de 2008, publiquei:
a
"Por aquilo que me chega através da comunicação social - local e regional - o PS Barreiro está efervescente. As próximas eleições para a Direcção Concelhia poderão vir a ter vários candidatos. O que à partida é estimulante: mais participação, mais debate, mais reflexão.
Do resultado dessa eleição poderá (ou não) configurar-se o próximo candidato às Eleições Autárquicas de 2009. Eleições que, como escrevi há semanas atrás, serão dificílimas para o PS.
Tenho para mim que o PS apenas tem um candidato barreirense com capacidade para vencer o PCP. Que não participará certamente na próxima pugna partidária. Quererá ele ser candidato? Poderá ele ser candidato? Seria o meu candidato. Teria o meu voto."

a
E, em 6 de Abril de 2008, na crónica semanal Aos domingos também se escreve, exprimi as seguintes opiniões:
a
"Muito haveria para escrever esta semana acerca de tantos e tão variados aspectos da vida política nacional e internacional. Da derrota eleitoral do ditador Robert Mugabe à acentuação da repressão por parte das autoridades chinesas. Da anunciada escolha de Jorge Coelho para a presidência executiva da Mota-Engil às aplicações financeiras do Estado em diversos offshore. Da crise dos partidos da direita às contradições e distanciamentos da esquerda portuguesa. Das declarações de Jaime Gama a propósito do ex-"Bokassa da Madeira" subitamente convertido em "exemplo supremo da vida democrática", ao postscriptum de João Carlos Espada dirigido ao recém-falecido Galvão de Melo.

Mas o que hoje verdadeiramente me apetece é partilhar convosco, caros leitores, a alegria pela decisão governamental da passada quinta-feira, que aprovou a travessia rodo-ferroviária Chelas-Barreiro. Não sei se é a decisão mais acertada no âmbito da política de investimentos públicos do Governo. Não sei se é a opção de atravessamento do Tejo menos dispendiosa. Não sei se é a escolha mais adequada em termos de política de transportes da Área Metropolitana de Lisboa e de articulação com as futuras ligações ao Aeroporto de Alcochete e a Espanha pelo transporte ferroviário por alta velocidade. Mas sei - pelo menos pressinto - que é um momento histórico para o Barreiro. Um ponto de viragem.
Não partilho da visão pessimista de alguns Barreirenses - julgo que poucos - acerca dos impactes ambientais (e de outras naturezas) que poderão decorrer da construção da nova travessia do Tejo. Não tenho, de resto, saberes e competências que me habilitem a opinar sobre esse vector que, não sendo desprezível, não pode ser, em minha opinião, factor condicionante do desenvolvimento da nossa querida Cidade.

"Habituámo-nos" ao longo de décadas - de forma mais ou menos passiva e sob pretextos os mais diversos, e por vezes indecorosos e inaceitáveis - a ver o nosso Concelho esquecido e ostracizado pelo Poder Central do Estado Novo mas também pelo Estado Democrático. E, concomitante com o definhamento do tecido empresarial clássico - público e privado -, sofremos as consequências: desindustrialização, crise económica e demográfica. Mas existem agora boas razões para pensar que o Barreiro está a mudar e continuará a mudar - para melhor... certamente!
A conclusão do Polis e do Fórum Barreiro, a construção da Ponte Chelas-Barreiro, a reestruturação do "território Quimiparque", a reorganização do centro urbano e do "Barreiro Velho" poderão e deverão constituir-se como alavancas e forças motrizes para a revitalização industrial, urbana, demográfica, cultural e desportiva do Barreiro. Cidade desde logo recentrada na área Metropolitana de Lisboa, mais próxima e amiga do Tejo, pujante em indústrias de última geração e na reafirmação como "cidade ferroviária", plural e arrojada nas manifestações culturais, rejuvenescida no movimento associativo, atractiva para as novas gerações de Barreirenses e para novos migrantes. Acredito que estes novos projectos – em vias de conclusão ou em fase de visão/ideia/projecto – serão factores de crescimento e trarão desenvolvimento sustentado, renovação e modernidade à Cidade e ao Concelho do Barreiro. É que, como cantava Sérgio Godinho: "para melhor está bem, está bem, para pior já basta assim."

a
Perguntarão aqueles que me acompanham neste blogue:
Porque entendi trazer de novo estes textos a público? E onde entronca aqui a notícia do Semmais?

a
A resposta é simples. Mas tem, pelo menos, seis componentes:
1. porque não acredito na capacidade do PCP gerir com modernidade e eficiência os destinos colectivos do Barreiro

2. porque não concebo o PCP como a força política motriz do desenvolvimento económico, social e cultural do Barreiro (e de Portugal)
3. porque receio, de forma muito convicta, que o PCP venha a colher - de forma totalmente fortuita e imerecida - os louros de um conjunto de investimentos públicos e privados, de planeamento e execução iniciados antes daquele partido ter voltado ao poder na minha cidade, e que constituiram um grandioso jackpot eleitoral
4. porque estou convicto de que apenas uma personalidade de elevada (e reconhecida) competência técnica e política e inquestionável estatura civica e intelectual poderá protagonizar uma candidatura vitoriosa para o PS-Barreiro
5. porque essa personalidade não tem de ser necessariamente herdeira ou proprietária de uma ligação ou vinculação passada ou presente ao Barreiro - por naturalidade, residência ou actividade profissional.

6. porque, apesar do desencanto que a vida política local e nacional me suscitam, quero ter no Outono de 2009 boas e substantivas razões para continuar a votar PS.
a
Tenciono voltar a este tema.
a
Boa Páscoa.
a

quarta-feira, abril 08, 2009

terça-feira, abril 07, 2009

A Flor Bela


a
Tortura
a
Tirar dentro do peito a Emoção,
A lúcida Verdade, o Sentimento!
- E ser, depois de vir do coração,
Um punhado de cinza esparso ao vento!...
a
Sonhar um verso de alto pensamento,
E puro como um ritmo de oração!
- E ser, depois de vir do coração,
O pó, o nada, o sonho dum momento...
a
São assim ocos, rudes, os meus versos:
Rimas perdidas, vendavais dispersos,
Com que eu iludo os outros, com que minto!
a
Quem me dera encontrar o verso puro,
O verso altivo e forte, estranho e duro,
Que dissesse, a chorar, isto que sinto!!
a
Florbela Espanca
(1894-1930)
a

segunda-feira, abril 06, 2009

O Jornalista e o Amigo


a
Ontem, um leitor de A BOLA escreveu que "A morte de Alfredo Farinha significa o fim da melhor geração de jornalistas da imprensa desportiva em Portugal, para não dizer do jornalismo em geral", para acrescentar mais adiante "Que lição para os dias de hoje onde o jornalista se confunde com o ardina, a notícia com a opinião, onde a deontologia é arrumada para dentro de uma secretária e a promiscuidade de alguns jornalistas com agentes desportivos é demasiado comprometedora".
a
A leitura destas palavras recordou-me o João Serpa, amigo que nos deixou há quase um ano.
Partilhávamos, entre outros, um gosto muito especial pelo jornalismo e pelos jornais.
Nos últimos tempos, o João Serpa inquietava-se particularmente com uma questão - que Emanuel Caetano, de Ermesinde, também realçou na sua carta de leitor - a confusão entre opinião e notícia.
Uma vez, pelo menos, o João Serpa escreveu para o Público, denunciando aquilo que considerava perverso no nosso diário de referência.
a
A Bola, mas também A Capital, o Diário Popular, o Diário de Lisboa e o República, constituiram no início da minha adolescência decisivos catalizadores do meu gosto pela leitura.
Tenho-o dito, em várias ocasiões.
Não esqueço os grandes vultos do jornalismo de A Bola - Alfredo Farinha, Aurélio Márcio, Cruz dos Santos e Vítor Santos. Para apenas citar alguns.
a
Não estou seguro da plena justeza do leitor Emanuel Caetano.
Mas estou cada vez mais atento e desconfiado em relação a certas notícias/opiniões que vou lendo aqui e acolá.
Atento à sua substância.
Desconfiado com as suas motivações.
a
Na passada semana, uma criança de apenas seis anos, internada na enfermaria do serviço hospitalar onde exerço a minha actividade, surpreendeu-me agradavelmente.
Todas as manhãs, ocupava algum do seu tempo a ler o Record, que o pai adquiria num quiosque que a crise ameaça a sobrevivência.
Lembrei-me que foi assim que comecei a gostar da leitura - embora mais tardiamente.
Ah! Ainda não havia computador. Nem Magalhães.
a

sábado, abril 04, 2009

Indie Pop Americana



She & Him - Why do you let me stay here?
Álbum Volume One (2008)

Ciência


.
Um estudo recente, conduzido Universidade de Lisboa, concluiu que cada português caminha em média 440 km
por ano.
.
Outro estudo, realizado pela Associação Médica de Coimbra,
revelou que em média cada português bebe por ano 26 litros de vinho.
.
Isto significa que o português gasta em média 5.9 aos 100.
Ou seja... é económico!
.
PS: este texto chegou à minha caixa de correio electrónico
por um destes dias. Achei graça...
.a

Prof. Câmara

Acabo de o ver e ouvir na TV.
Uma vez mais.
Desta feita no Falar Global.

SIC Notícias.
Um prazer. Como sempre.
Serenidade. Inteligência. Modernidade.

Faz sentido

"Em Portugal, não se pode estar numa coligação de governo e ser eurocéptico".
a
Marina Costa Lobo
Jornal de Negócios
2 de Abril de 2009

sexta-feira, abril 03, 2009

Salazar, a Maçonaria e eu


a
A Maçonaria é uma Ordem iniciática empenhada no culto dos valores universais da Liberdade, da Igualdade e da Fraternidade, que visa o aperfeiçoamento moral de cada indivíduo e da Humanidade como tal. A Maçonaria não aceita dogmas, combate todas as formas de opressão sobre o Homem, e luta contra o terror, a miséria, o sectarismo e a ignorância, combate a corrupção e enaltece o mérito.
António Reis
a
Assumo a minha simpatia (quem não o faz?) pelos valores de Liberdade, Igualdade e Fraternidade e pelos combates contra a opressão, o obscuratismo e pobreza, expressos nas palavras do Grão-Mestre do Grande Oriente Lusitano - Maçonaria Portuguesa, acima reproduzidas, extraídas do sítio www.gremiolusitano.eu.
Como é sobejamente conhecido, a ditadura de Salazar forçou a Maçonaria Portuguesa à clandestinidade e a uma sobrevivência particularmente difícil.
Foi por isso com um misto de estranheza e incredulidade que li no DN de ontem a notícia da apresentação pública anunciada para hoje do livro Salazar - O Maçon. Segundo a editora que o publica "trata-se da revelação de um dos segredos mais bem guardados da vida de Salazar", na qual o autor, o Juiz José da Costa Pimenta, defende a tese de que Salazar terá partilhado os ideais da Maçonaria.
Como diria o Fernando Pessa... E esta, hein?
aa

Um sorriso na tua face



When You Say Nothing At All

It's amazing
How you can speak
Right to my heart
Without saying a word,
You can light up the dark
Try as I may
I could never explain
What I hear when
You don't say a thing

[CHORUS:]
The smile on your face
Lets me know
That you need me
There's a truth
In your eyes
Saying you'll never leave me
The touch of your hand says
You'll catch me
Whenever I fall
You say it best
When you say
Nothing at all

All day long
I can hear people
Talking out loud
But when you hold me near
You drown out the crowd
Try as they may
They could never define
What's been said
Between your
Heart and mine

[Repeat chorus twice]

(You say it best
When you say
Nothing at all
You say it best
When you say
Nothing at all)

The smile on your face
The truth in your eyes
The touch of your hand
Let's me know
That you need me

[Repeat chorus]

(You say it best
When you say
Nothing at all
You say it best
When you say
Nothing at all)

The smile on your face
The truth in your eyes
The touch of your hand
Let's me know
That you need me

(You say it best
When you say
Nothing at all
You say it best
When you say
Nothing at all)

quarta-feira, abril 01, 2009

Hoje é dia...


.a
Preocupados com o descrédito a que parece condenado, a entourage política do primeiro-ministro vem tentando nas últimas semanas demover José Sócrates de se recandidatar à liderança do próximo governo.
a a
José Pacheco Pereira, na crónica semanal da Sábado que sairá para as bancas amanhã, afirmará o apoio a algumas das mais recentes medidas de combate à crise anunciadas pelo Governo Sócrates.
a a
Manuela Ferreira Leite - numa linha de coerência e despojamento - acordou com a sua comissão de acompanhamento eleitoral que os almoços e jantares de campanha passarão a ser mais frugais, com a substituição da tradicional carne assada pela proletária omeleta de queijo e/ou fiambre.
a
Depois das escaramuças resultantes de um atrevido apoio a Mário Soares nas últimas Presidenciais e que culminaram na perda de um lugar na Mesa Nacional, o Bloco de Esquerda decidiu perdoar a socióloga Joana Amaral Dias e integrá-la na lista candidata às eleições para o Parlamento Europeu.

a
O senador Eduardo Barroso - que não exclui uma futura candidatura à presidência do Sporting Clube de Portugal - anunciou que a sua participação no Prolongamento (espaço de debate semanal de futebol na TVI24) passará a reger-se por novos padrões de inteligência e responsabilidade.

a
Domingos Névoa - administrador da Bragaparques, recentemente condenado por crime de corrupção activa - rejeitou frontal e veementemente as notícias que o davam com próximo presidente de uma empresa intermunicipal no Minho.

Parece encontrada uma solução directiva para o Futebol Clube Barreirense. Constou-nos que uma das primeiras medidas do futuro elenco será a implementação de uma auditoria financeira.

Circula nos mentideros políticos barreirenses a convicção de que o pintor Kira poderá vir a integrar a próxima lista de candidatos do PS à Câmara Municipal do Barreiro.

Desiludidos com a inépcia da actual gestão camarária e com a ausência de uma alternativa consistente protagonizada pelo principal partido da oposição, um movimento de cidadãos sem filiação partidária prepara-se para concorrer às próximas eleições autárquicas no Barreiro.
a
A administração e a direcção do Jornal do Barreiro decidiram a formalização de um júri - constituído por cinco personalidades barreirenses de inegável prestígio e honorabilidade - que atribuirá anualmente os “Prémios Jornal do Barreiro”.
a