domingo, julho 05, 2009

Barreirense Campus Basket



São saudáveis. E altos.
Refiro-me aos 42 jovens (34 rapazes e 8 raparigas), nascidos entre 1992 e 1997, que de 28 de Junho a 4 de Julho participaram no BARREIRENSE CAMPUS Basket 09.
.
Recordo 2004 quando, com outros dedicados companheiros, abracei as funções de dirigente do FC Barreirense, a Secção de Basquetebol projectou a necessidade de implementar um Campo de Verão de aperfeiçoamento para jovens praticantes da modalidade.
Não foi então possível concretizar tão ambicioso desiderato.
Os já tradicionais Campos de Férias foram mantidos, mas outras preocupações e prioridades forma então determinantes na nossa acção, numa equipa de trabalho alargada, exigente, empenhada, mas… amadora.
.
O sonho não morreu.
E este ano, foi finalmente possível realizar o I BARREIRENSE CAMPUS Basket.
Ao longo dos últimos meses, voz amiga foi-me dando conta do empenhamento e entusiasmo de uma equipa de trabalho amadora na disponibilidade temporal mas profissional na dedicação, no rigor e na eficácia, e que deu corpo a um projecto inegavelmente importante para o desenvolvimento e a afirmação - regional e nacional - do Barreirense Basket.
.
Sob a direcção de Nuno Serralheiro, o corpo técnico teve a participação de mais oito treinadores dos quadros do FC Barreirense (António Paulo Ferreira, António Raminhos, Francisco Edgar, Frederico Cabrita, José Francisco, José Miguel, Luís Oliveira e Ricardo Gomes) e de três outros treinadores convidados para as sessões de treino técnico-táctico (João Cardoso, José Luís Damas e José Salgueiro). Destaque também para a presença de jogadores séniores formados no clube (André Clérigo, António Tavares, Carlos Sicó, Filipe Pinheiro, João “Betinho” Gomes, João Santos, Pedro Pinto e Tiago Raimundo), o acompanhamento por profissionais de medicina desportiva e de nutricionismo e o contributo de outros especialistas, em acções de formação mono-temáticas (alimentação: Helena Cid; arbitragem: Pedro Cunha; lesões no desporto: José Cigarro).
.
Durante a semana que hoje terminou, decorreram treinos bi-diários de basquetebol (com aperfeiçoamento físico, técnico e táctico e concursos diversos) e outras actividades complementares lúdico-desportivas (orientação, BTT, jogos de aventura e jogos de sala).
Os atletas em regime de participação interna ficaram magnificamente alojados no Amazónia Palmela Hotel, com alvorada pelas 8h e recolher às 22h30m.
A deslocação diária da comitiva aos diversos locais onde decorreram as actividades foi patrocinada pela Câmara Municipal do Barreiro, que colaborou ainda na disponibilização do Pavilhão Municipal Luís de Carvalho.
A organização do evento contou ainda com outros apoios e patrocínios: Escola Secundária de Santo António, Federação Portuguesa de Basquetebol, Associação de Basquetebol de Setúbal, Amazónia Hotéis, Becel, EAD, FrutoProgresso, LactoSantos, Miopia Design, Puma e Xprint.
A divulgação do BARREIRENSE CAMPUS Basket 09 foi suportada por uma página de internet muito bem estruturada e diariamente actualizada.
.
Um breve diálogo telefónico decorrido pouco depois do encerramento com Frederico Cabrita - o mais jovem técnico presente - permitiu-me constatar a sua satisfação pela forma como a semana decorreu que, referiu, foi extensiva à totalidade dos participantes.
..
«O meu filho está triste. Está triste porque o Campus vai terminar. É a prova em como o Barreirense está de parabéns».
Este testemunho foi proferido ao final da manhã de hoje por um dos pais (quase todos estiveram presentes), na cerimónia de encerramento que contou com as relevantes presenças de representantes da Câmara Municipal do Barreiro, Associação de Basquetebol de Setúbal e Comissão Administrativa do FC Barreirense.
..
O sucesso do BARREIRENSE CAMPUS Basket 09 é mais uma demonstração de que o Barreirense Basket tem um projecto, massa crítica e capacidade para:
- implementar elevados padrões de qualidade para a prática desportiva de uma modalidade muito querida no Barreiro
- proporcionar aos jovens uma experiência individual e colectiva de inegável importância no seu processo de crescimento e desenvolvimento
- atrair um conjunto alargado de apoios e patrocínios (institucionais e particulares)
- projectar o nome e o prestígio do FC Barreirense para além da sua acanhada dimensão geográfica.
.
Como adepto do FC Barreirense sinto-me orgulhoso do extraordinário êxito do BARREIRENSE CAMPUS Basket 09 e endereço os meus parabéns a todos quantos se empenharam no seu projecto e execução.
A partir de hoje será certamente tempo de balanço e de avançar para… 2010..
.
[Publicado em DESPORTO À PORTUGUESA www.rostos.pt]
.