domingo, agosto 01, 2010

Para o Barreiro de… traineira


.
Um ano antes da retirada de Bráulio, Paulino tinha-lhe disputado e conquistado a titularidade, e foi com a contribuição deste igualmente valoroso guarda-redes que, em 2 de Maio de 1965, assisti a uma das páginas mais belas e notáveis da nossa longa história.
Sem conhecer o sabor da derrota há doze jogos, o FCB recebia o Olhanense, no culminar do Campeonato Nacional da II Divisão - Zona Sul, temporada de 1964/1965. Com menos dois pontos que o adversário e derrotado na primeira volta no Campo Padinha por 2-1, o FCB tinha de vencer por dois golos para se sagrar campeão de zona e ascender automaticamente à I Divisão.
Na véspera da partida, A Bola dedicou-lhe uma grande reportagem nas páginas 1, 3 e 6, reveladora da expectativa que o desafio despertara no futebol português. Albino Macedo, Presidente do FCB, e o treinador espanhol Oñoro manifestaram então grande optimismo. E com toda a razão!
Apesar de muito apoiada por uma multidão de Olhanenses, que se deslocaram ao Barreiro por comboio, autocarros, carros particulares e até de traineira (!), a equipa algarvia – considerada favorita por muitos observadores – foi impotente para travar um FCB demolidor. Garrido, Vicente e Ludovico decidiram a partida com três golos sem resposta, que asseguraram a nossa subida à divisão maior.
Viveram-se momentos que jamais esquecerei. Quando do terceiro golo, Leonel Gomes, possuído por uma emoção arrebatadora, saltou para o degrau inferior da bancada central e… aterrou nos meus ombros!
No final, uma imensa multidão de Barreirenses, maioritária nos 15.000 espectadores presentes, comemorou a vitória com muito fervor. Os catorze jogadores, além do júbilo da subida de divisão, levaram para casa um prémio de 1.500 escudos [75 euros], a que tiveram igualmente direito o treinador e o massagista.
No dia seguinte, Carlos Pinhão titulava em A Bola: “Golpe de teatro na zona sul. O Barreirense ganhou a I divisão… ao sprint”.
O FCB iria marcar presença, pela 17ª vez, no Campeonato Nacional da I Divisão.
.
[Texto inserido no livro PROVA DeVIDA – Estórias e Memórias do meu Barreirense e publicado na edição de 23 de Julho de 2010 do JORNAL DO BARREIRO][Texto inserido no meu livro PROVA DeVIDA – ESTÓRIAS E MEMÓRIAS DO MEU BARREIRENSE, e publicado na edição de 30 de Julho de 2010 do JORNAL DO BARREIRO, na série RECORDAR E VIVER, alusiva ao Centenário do Futebol Clube Barreirense]
.