segunda-feira, setembro 13, 2010

3 de Setembro


A crónica de hoje, que marca o recomeço da minha participação no ROSTOS, na série TRIBUNA DO CENTENÁRIO – alusiva às comemorações do centenário do Futebol Clube Barreirense – fica maculada pela triste notícia da morte de Henrique Campora.
O valoroso futebolista uruguaio chegou ao Barreiro em 1969, procedente do Sporting Recife do Brasil. Rapidamente impôs a sua qualidade – técnica e atlética – que o notabilizou primeiro no Futebol Clube Barreirense e depois no Vitória Futebol Clube, para terminara sua carreira desportiva de novo em representação do Futebol Clube Barreirense na época de 1978-1979.
Guardo na memória as exibições e os golos que executou em tantas tarde domingueiras.Em 3 de Julho deste ano, na série RECORDAR E VIVER que o JORNAL DO BARREIRO vem publicando semanalmente desde Abril último lembrei o Henrique Campora no texto “Foguetes e Cabeçudos” onde aludi ao golaço que marcou no penúltimo minuto do jogo entre o Barreirense e o Dínamo de Zagreb, que se disputou a 16 de Setembro de 1970 no Barreiro, a contar para a 1ª mão da 1ª eliminatória da Taça das Cidades com Feira (correspondente à actual Liga Europa).
O Henrique Campora estava determinado em participar nas actividades comemorativas do Centenário do Futebol Clube Barreirense e certamente ansioso pelo prélio Barreirense x Benfica (veteranos) que se realizará este mês no Barreiro.
Estavamos longe de prever o anúncio da sua morte, que me entristece como seu amigo de há mais de 3 décadas e como admirador das qualidades futebolistas que exibiu ao longo da sua permanência em Portugal.
Em meu nome pessoal, da Comissão Executiva das Comemorações do Centenário (a que presido) e dos Barreirenses (na minha qualidade de Presidente da Mesa da Assembleia Geral) endereço sentidas e profundas condolências à família enlutada.
.
Entretanto, o passado dia 3 de Setembro fora invulgarmente feliz para todos nós – Barreirenses.
Pela manhã foi assinado o contrato de construção do Estádio da Verderena com a empresa Global Stadium.
Os trabalhos tiveram início já hoje, prevendo-se que o Futebol Clube Barreirense possa voltar a competir oficialmente em espaço próprio dentro de 3 meses.
Será uma construção minimalista - à excepção da excelência qualitativa do relvado sintético. Será a construção possível. Mas será o nosso Estádio!
São muitos os associados e adeptos Barreirenses que aspiram por esse momento. Pelo reencontro da sua equipa com um espaço nosso, “regado” pelo suor dos seus valorosos e jovens atletas, apoiados pelas largas centenas de adeptos que permanecem fiéis aos seus desempenhos.
Não foi fácil chegar a este momento. Uma persistente e determinada batalha judicial, uma negociação cautelosa e séria com a Global Stadium, uma definição ajustada e rigorosa de um projecto sustentável, permitiram que o sonho esteja agora mais próximo da concretização.
É da mais elementar justiça saudar e realçar o trabalho competente e transparente desenvolvido pelo executivo directivo do Futebol Clube Barreirense. Bem hajam pelo vosso esforço e dedicação. O vosso êxito será o êxito de todos os Barreirenses.
Também em 3 de Setembro, ao final da tarde, procedeu-se à reabertura do Bingo do Futebol Clube Barreirense. A concessão da sua exploração a uma empresa especializada nessa actividade, permitirá inverter uma lastimável e crónica situação deficitária. A partir deste mês, o Bingo voltará a constituir uma actividade rentável para o clube, que contribuirá para o reequilíbrio financeiro que esta direcção vem concretizando com tenacidade e bom senso.
O entusiasmo que pude verificar in loco perspectiva uma nova dinâmica naquele magnífico espaço e o sucesso dos dois outorgantes que em boa hora acordaram uma parceria que tem todas as condições para redundar em sucesso.
.
A caminho do Centenário, o Futebol Clube Barreirense reorganiza-se e moderniza-se administrativamente, reequilibra-se financeiramente, enriquece o seu património físico e humano – quase cinco centenas de novos associados desde Janeiro – prepara-se para constituir equipas competitivas nas diversas modalidades, assentes em rigor orçamental e no recurso fecundo e obstinado a atletas oriundos das suas escolas de formação.
Será este o caminho. Do presente. E do futuro.
.
Barreiro, 9 de Setembro de 2010
Paulo Calhau
.
Texto publicado em www.rostos.pt, na coluna TRIBUNA DO CENTENÁRIO, alusiva às comemorações do centenário do Futebol Clube Barreirense
.