sexta-feira, maio 29, 2009

Para mais tarde insistir?


.
Como se esperava o Professor Doutor Jorge Miranda - um dos principais artífices da Constituição da República Portuguesa saída da Revolução de 25 de Abril de 1974, prestigiado e destacado Professor da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa - (ainda) não será hoje designado Provedor de Justiça.
.
Este é um bom exemplo do estado degradante a que chegou a vida político-partidária portuguesa, que parece cega e surda na percepção da insatisfação que reina na população em geral e, também, em algumas elites intelectuais.
.
É hoje muito óbvia a demonstração de incapacidade para o diálogo e o entendimento entre os dois principais partidos do arco governamental do campo democrático - o PS e o PSD.
.
O antagonismo entre as personalidades de José Sócrates e Manuela Ferreira Leite é gritante. Mas creio que não explica tudo.
É um antagonismo e uma irredutibilidade tão acentuadas que parece contagiar e estender-se aos principais protagonistas dos partidos que lideram.
Assim... pouco há a esperar. Antes e depois de Outubro.
.
Foi desastroso prolongar esta eleição para um ano (triplamente) eleitoral.
Como acreditar que após as "Europeias", as "Autáquicas" e as "Legislativas", acirrados os ânimos, agravadas as incompatibilidades, extremadas as posições, se possa por um qualquer passe de mágica refazer o diálogo e eleger uma personalidade independente e prestigiada como me parece ser Jorge Miranda?
.
Como ainda esta manhã chamavam a a atenção os "Pedros" (Marques Lopes e Adão e Silva - RCP), como é possível sugerir, admitir ou acreditar que dentro de alguns meses e depois deste exemplo tão paradigmático, PS e PSD se entendam para a eleição de um novo Provedor de Justiça? E, no limite das necessidades - não completamente descartáveis - para a composição um Governo de Salvação Nacional?
.
Alberto Martins - líder parlamentar socialista - veio já anunciar que o nome do constitucionalista proposto pela sua bancada será para manter.
É uma posição de força. Que se respeita.
Com pés para andar ou bloqueadora?
Veremos...
.