domingo, novembro 01, 2009

De porta aberta



A equipa que me vai acompanhar na Comissão Executiva das Comemorações do Centenário do Futebol Clube Barreirense (FCB) – e que aqui revelei no passado domingo – tem um vasto conjunto de ideias programáticas para estudar, seleccionar e implementar.
Mas a Comissão Executiva também sabe que tem uma multiplicidade de desafios e dificuldades que pretende afrontar com todo o empenho, inteligência, criatividade, equilíbrio e bom senso.
.
Uma das questões que a Comissão Executiva abordou na passada quinta-feira, na sua primeira reunião, e que entende fulcral e decisiva para o pretendido e expectável sucesso das Comemorações do Centenário, prende-se com o nível de participação dos Barreirenses que virá a ser alcançado.
Participação na formulação de propostas, de ideias e de sugestões. E na integração dos diversos grupos de trabalho que serão brevemente definidos por cada um das áreas sectoriais definidas na estrutura orgânica da Comissão Executiva.
.
As Comemorações do Centenário do FCB – que decorrerão entre as 0 horas de 12 de Abril de 2010 e as 24 horas de 11 de Abril de 2011 – deverão constituir-se como um grande momento de participação, de reencontro e de unidade entre todos os Barreirenses.
Será um tempo para evocar a História do clube. Para enaltecer a sua importância para o desporto – no Barreiro em Portugal. E para projectar o Futebol Clube Barreirense do século XXI.
.
Estamos conscientes das contrariedades que encontraremos para mobilizar todos os Barreirenses.
Sabemos que muitos associados se foram afastando do contacto regular com o clube, mas não diminuíram a sua ligação afectiva para com ele.
Lamentamos a desfiliação de todos os que, em algum momento, e por razões que não importa aqui nem agora analisar, perderam uma anterior vinculação identitária com o FCB.
Reconhecemos que não somos hoje um clube com a desejável e necessária implantação em vários sectores da Comunidade Barreirense. A juventude, a intelectualidade e o mundo empresarial são apenas alguns exemplos ilustrativos e demonstrativos desta realidade.
.
Há então – não o podemos ignorar – muito caminho por percorrer, obstáculos por ultrapassar, desânimos por demover, desistências por inverter, incompreensões por clarificar, agravos por resolver.
No contexto actual da nossa vida associativa – tão difícil e acossado – a Comissão Executiva das Comemorações do Centenário não se poupará a esforços para promover o reencontro dos Barreirenses com o seu clube. E tudo fará para ajudar os actuais Corpos Sociais na revitalização – quiçá refundação – do Futebol Clube Barreirense.
.
O desafio está lançado. E o convite formulado.
Os Barreirenses estão desde já convocados. A aderir, a colaborar, a participar.
As portas estão abertas. Para todos.
..
[Publicado em www.rostos.pt Coluna TRIBUNA DO CENTENÁRIO]
.