domingo, novembro 08, 2009

Juntos para vencer


Enquanto a página das Comemorações do Centenário do Futebol Clube Barreirense (FCB) não estiver disponível no ciberespaço, os leitores de ROSTOS poderão contactar a Comissão Executiva através do meu e-mail, indicado no final deste texto.
Desde o primeiro momento em que foi divulgada a constituição da Comissão Executiva, têm-nos sido dirigidas diversas mensagens de apoio e encorajamento. E temos recebido múltiplas disponibilidades de colaboração, facto que nos deixou profundamente optimistas e fortalecidos na vontade de, com os demais Barreirenses, prosseguir esta estimulante e honrosa missão.
Não importa, para já, nomear as personalidades que vieram até nós – Comissão Executiva – e se prontificaram a dizer presente. Interessa sobretudo, neste momento, realçar a simpatia e o interesse que muitos vêm revelando a propósito do Centenário do FCB.

Em 2005, no Jornal do Barreiro, e mais tarde no meu livro PROVA DeVIDA – Estórias e memórias do meu Barreirense, escrevi:
"Temos orgulho da nossa obra, do contributo para a formação cívica e desportiva de sucessivas gerações de cidadãos, de todos eles, dos que sempre permaneceram entre nós e daqueles que optaram pela diáspora.
[…] É verdade que o conhecimento do nosso curriculum vitae é fundamental para se compreender a nossa Matriz e a forma serena, estóica e consequente como fomos forjando a nossa Identidade. O livro 70 Anos de Vida do Futebol Clube Barreirense, de José Rosa Figueiredo, os espólios de Alfredo Zarcos (doado por seu filho à Câmara Municipal do Barreiro) e de Carlos Silva Pais (regularmente divulgado nas páginas do Jornal do Barreiro), são alguns exemplos de fontes que considero fundamentais para o aprofundamento desse conhecimento. Mas está ainda por fazer a História do FCB. A narração de todas as suas modalidades, dos seus mais ilustres protagonistas, dos momentos de glória e dos períodos de ocaso. A análise fria, rigorosa e científica, que apenas os académicos estão apetrechados para concretizar. Um tema para Tese de Mestrado, porque não?
Ao aproximar-se de forma célere do seu centenário, o FCB debate-se com dificuldades financeiras, limitações estruturais, dúvidas existenciais e divisões internas, que podem tolher o futuro, próximo e distante, e comprometer o seu crescimento e desenvolvimento. Todos não seremos demais para prosseguir o nosso belo destino colectivo.
Sabemos quantos somos [Novembro de 2006]: 5.018 associados. Sabemos também que 1.452 (29%) são menores de 18 anos, que apenas 755 (15%) são mulheres e que escassos 410 (8%) residem fora do Concelho do Barreiro.
Mas pergunto:
- quem são os Barreirenses?
- como vêm o FCB?
- o que querem os Barreirenses?
- como projectam o FCB do século XXI?
E interrogo-me ainda:
- quantos são estudantes?
- quantos são trabalhadores no activo e em que actividades profissionais?
- quantos são os aposentados e reformados?
- qual a sua ligação, passada ou presente, ao clube?
- qual o seu grau de instrução?
- qual a sua condição económica?
- quais os seus hobbies predilectos?
- que outra(s) simpatia(s) clubista(s)?
Este estudo do nosso clube, demográfico e sociológico, aqui muito sumariamente esboçado, mas que considero necessário e inadiável, deverá constituir uma ferramenta imprescindível para a definição e a clarificação da nossa Identidade, a forma mais rigorosa e científica de conhecermos o sentir e o pulsar daquilo que é a principal riqueza e património do FCB, a massa associativa".

A verdade é que a consulta e a análise da base de dados dos sócios do FCB revela vulnerabilidades que importa conhecer e ultrapassar.
Na impossibilidade de antecipar todos quantos estão disponíveis para se juntar a nós, é importante que se perceba e se divulgue que, como aqui referi no passado domingo, as portas estão abertas para todos os Barreirenses.
Pela nossa parte, nada justificará que aqueles que estão predispostos a colaborar nas Comemorações do Centenário do FCB não dêem o primeiro passo e se inibam de transmitir essa vontade de forma espontânea.
Todos os contributos serão desejáveis e bem-vindos. Todas as ideias, todas as sugestões merecerão a nossa apreciação.
Saudações Barreirenses.

.
[Publicado em www.rostos.pt Coluna TRIBUNA DO CENTENÁRIO]
.