terça-feira, setembro 22, 2009

Logo à noite...


.
Conto assistir esta noite ao debate na TVI24 com a participação de cinco dos seis candidatos à presidência da Câmara Municipal do Barreiro. Será pelas 22 horas.
Não foi convidado o Dr. Carlos Salgueiro, representante do PCTP/MRPP. Decisão discutível dos responsáveis de informação daquele canal, que argumentarão certamente com a escassa implantação eleitoral e, mais importante que isso, a residual actividade partidária local do partido onde já militaram personalidades como Ana Gomes, Arnaldo Matos, Durão Barroso, Fernando Rosas e Saldanha Sanches.
Assisti a alguns destes debates (Almada, Oeiras, Coimbra). Têm sido interessantes, com uma moderação correcta e inteligente.
Que esperar do debate da minha cidade? Não sei.
Desejo que, pelo menos, os candidatos se deixem ouvir uns aos outros (quem viu o debate de Almada sabe do que estou a falar…). E que as análises do passado – inevitáveis – e as propostas para o futuro – obrigatórias – sejam feitas com elevação e inteligência.
É minha convicção que as eleições autárquicas do Barreiro configuram desta vez um resultado muito previsível, um vencedor antecipado.
Restará à oposição – e estou a referir-me concretamente aos derrotados de 2005 – apontar caminhos para o futuro e, não menos importante, desmontar com clareza e eficácia os pretensos méritos da actual gestão camarária e a paternidade e responsabilidade plurais dos projectos e das obras mais recentemente concretizadas ou em desenvolvimento.

.