domingo, julho 04, 2010

Velhos são os trapos


.
Curioso.
Várias vezes (me) tenho interrogado:
- como vêm os jovens aqueles que, como eu, já passaram a "fasquia dos 50"?
Seremos velhos aos olhos dos nossos adolescentes?
.
Parece que sim.
Uma sondagem do Instituto Social Europeu, ontem citada por Fernando Madrinha no EXPRESSO, revelou que "a maioria dos jovens portugueses considera que a velhice começa aos 51 anos".
Em contraste com esta visão (tão horrível, digo eu) está a juventude do espaço europeu que "situa, em média, o começo da velhice nos 72".
.
Fernando Madrinha questiona possíveis razões para tão grande e preocupante discrepância. Com ou sem razões (nacionais) a verdade é que 21 anos de diferença é muito ano.
Dá que pensar! Mas talvez não preocupar...
.
E, para alguém que adora Florbela Espanca, e de quem muito gosto,
.
Pior Velhice
.
Sou velha e triste.
Nunca o alvorecer
Dum riso são andou na minha boca!
Gritando que me acudam, em voz rouca,
Eu, náufraga da Vida, ando a morrer!
.
A Vida, que ao nascer, enfeita e touca
De alvas rosas a fronte da mulher,
Na minha fronte mística de louca
Martírios só poisou a emurchecer!
.
E dizem que sou nova... A mocidade
Estará só, então, na nossa idade,
Ou está em nós e em nosso peito mora?!
.
Tenho a pior velhice, a que é mais triste,
Aquela onde nem sequer existe
Lembrança de ter sido nova... outrora...
.
Florbela Espanca
in Livro de Mágoas
.