domingo, julho 19, 2009

Queremos chapa cem


"Queremos chapa cem"
(cântico de adeptos angolanos)
.
Decorria ainda o terceiro período da surpreendente final Angola x Cabo Verde, quando uma imensa mole de adeptos angolanos, empolgada com a extraordinária prestação das sua selecção, começou a exigir a centena de pontos.
Como se tal número mágico fosse a cereja no topo do bolo que veio a constituir uma linda prenda com que o basquetebol angolano presenteou os mais de mil cidadãos angolanos que ainda o desafio não se iniciara e já davam largas à sua alegria e patriotismo.
.
Foi esta tarde. No magnífico (mas sufocante) Complexo Municipal de Desportos Cidade de Almada. Segunda edição do Jogos da Lusofonia - Lisboa 2009.
Foi um grande espectáculo.
Excelente basquetebol da equipa pátria de Jean Jacques, num palco que ele bem conheceu quando ali desfilou talento e nos brindou com memoráveis exibições, ao serviço da extinta equipa da Portugal Telecom.
Presença muito digna de Cabo Verde. Se a sua selecção incluísse os entretanto luso-caboverdianos Carlos Andrade, Elvis Évora e João "Betinho" Gomes...
.
Ambiente inolvidável de entusiasmo e participação - calorosa mas disciplinada - de cerca de dois adeptos da modalidade.
Boa organização, da responsabilidade de caras conhecidas e amigas. O cuidado com a segurança, manifestado ao intervalo, e que veio a condicionar algum atraso do reinício do prélio, demonstrou elevado sentido de responsabilidade. Parabéns!
.
No jogo que decidiu o terceiro lugar de honra, a selecção de Portugal, com a integração de quatro atletas que envergam (ou já envergaram) a camisola do meu Barreirense - David Gomes, Diogo Carreira, João "Betinho" Gomes e Manuel Sicó - teve uma boa prestação e derrotou uma jovem selecção brasileira em tirocínio para mais altos voos.
Ao intervalo pude, finalmente, entregar o meu PROVA DeVIDA a João "Betinho" Gomes. Ficou feliz. E eu também.
.