sábado, julho 11, 2009

Quase Decepção

"Um dia tu disseste-me:
- Cláudia, não precisas de falar só porque vamos calados. A coisa mais difícil e mais bonita de partilhar entre duas pessoas é o silêncio."
.
.
No teu deserto
Quase Romance
Miguel Sousa Tavares
2009

.
Terça-feira. Final de tarde.
Cumpridas as actividades profissionais e académicas do dia, foi tempo de adquirir o último trabalho literário de Miguel Sousa Tavares (MST).
Lê-se de um só fôlego. Porque é pequeno. Porque é simples. A primeira não é característica dos últimos romances de MST. A última sim.
Tinha as expectativas em alta. Gostara muito de "Equador" e de "Rio das Flores" - ainda assim mais o primeiro que o segundo.
"No teu deserto" tem um cunho autobiográfico. E esse conhecimento - prévio à sua aquisição - elevou a minha "fome". Não fiquei saciado.
Julgo que é um projecto interessante. Uma ideia curiosa. Mas, na minha despretensiosa quão legítima opinião, é uma obra (parcialmente) decepcionante. Preguiçosa na sua construção, superficial na profundidade psicológica das duas personagens.
Senti que MST nos devolve o seu enredo e nos inspira à ilusão de fazermos, nós próprios, uma história paralela àquela - a nossa própria história?
Julgo que MST não é um escritor enorme. Mas é um bom escritor. E, mais importante, um escritor que nos convida à leitura. Um escritor que nos ensina a gostar de ler. E isso é tão importante! Estamos em Portugal...
.