quarta-feira, agosto 12, 2009

Triunfo ou derrota?


.
Nem me tinha dado conta disso.
Parece que o Público acabou por pedir desculpa ao Clube de Futebol «os Belenenses», na sequência de um texto de João Bonifácio - uma crónica a um concerto de música rock recentemente realizado no magnífico estádio dos "azuis do Restelo".
.
Este facto serviu de inspiração a Henrique Raposo para o seu texto semanal no Expresso.
Escreveu ele: «As caixas de comentários da internet são sacos de lixo. Aquilo que aparece nas caixas de comentários está ao nível das paredes das casas de banho públicas».
.
Deduzido o inevitável exagero da observação, vale a pena dizer que percebo a preocupação de Henrique Raposo.
Recordo-me de há uns meses atrás, ter trocado alguns e-mail com Sousa Pereira (director de Rostos), nos quais abordámos, ainda que de forma parcial, esta problemática transversal à blogosfera, aos jornais online e, obviamente, ao seu(nosso) Rostos.

Henrique Raposo interrogou-se(nos) mais adiante: «É esta a imprensa do futuro? Iremos escrever sob o jugo dos comentários anónimos da internet? No futuro, a qualidade da opinião do jornal impresso estará prisioneira da quantidade de insultos oriundos da internet? Isso seria péssimo. Isso representaria o triunfo da "liberdade respeitosa", essa coisa que não entende o seguinte: a quantidade de insultos está directamente relacionada com a qualidade do texto. Um bom texto provoca insultos porque toca nas feridas que doem. Escrever, meus amigos, não é dar palmadinhas no ombro do leitor. E um cronista que não recebe insultos é um idiota».

Para reflectir e... saber encaixar.
.