sábado, fevereiro 21, 2009

Recordar o Mike

Em Janeiro de 2006, em tarde de um clássico FCB x Benfica, Mike Plowden foi alvo de uma homenagem.
Na qualidade de Director da Secção de Basquetebol do Futebol Clube Barreirense, tive a honra e o prazer de organizar essa cerimónia. Com outros valiosos contributos, de que destaco o Prof. Manuel Fernandes, seu treinador no FCB e grande responsável pela evolução técnico-táctica nos primeiros anos de permanência em Portugal.

A esse propósito escrevi alguns dias depois no Jornal do Barreiro: "No passado dia 29 de Janeiro de 2006, por iniciativa da Secção de Basquetebol do FC Barreirense, o ex-atleta internacional Mike Plowden foi alvo de uma simples mas justíssima homenagem.
No intervalo do espectacular Barreirense-Benfica, brilhantemente vencido pela nossa equipa por 99-82, Mike ouviu palavras elogiosas da sua prestação desportiva, recebeu diversas ofertas do Presidente da Câmara Municipal do Barreiro Carlos Humberto, da Vereadora Regina Janeiro e dos dirigentes do clube Paulo Calhau e António Libório.
O aplauso unânime, vibrante e emocionado dos cerca de quinhentos espectadores que se deslocaram ao Pavilhão Luís de Carvalho, atletas, treinadores e dirigentes das duas equipas que o valoroso atleta tão dignamente representou, traduziram a imagem positiva que ainda perdura entre os amantes da modalidade".


Proveniente do Saginaw Vallery State College, Mike Plowden foi um dos atletas norte-americanos mais marcantes da história do Barreirense Basket. O mais popular entre todos.
Brilhante na luta das tabelas, com "apenas" 1.99m, foi o melhor ressaltador na sua primeira temporada em Portugal (1980/1981), tendo obtido o recorde fantástico de 25 ressaltos num só jogo. Contribuiu nessa época com 49% dos ressaltos e 20% dos pontos da equipa.
Permaneceu no FCB até 1985, transferindo-se então para Lisboa, onde foi um dos pilares dos títulos nacionais obtidos pelo Benfica e da brilhante participação na Taça dos Campeões Europeus.
Assisti no Pavilhão do Benfica a algumas extraordinárias prestações de Mike Plowden, Carlos Lisboa, Jean Jacques, Steven Rocha, Guimarães, perante grandes colossos do basquetebol europeu.
Na época de 1997/1998, e já em final de carreira, Mike Plowden regressou ao FCB. E com Damian Cephas, Carlos Freire, Nuno Silva, Alexandre Almeida, Jorge Ramos e outros, contribuiu decisivamente para o 2º lugar no Campeonato Nacional da I Divisão (segunda competição nacional).
Mike Plowden desempenhou mais tarde o cargo de treinador de Minibasket no FCB, onde pelo seu enorme carisma e simpatia despertou para a modalidade dezenas e dezenas de jovens, entre os quais o meu filho.

Passados três anos, o Pavilhão Luís de Carvalho será amanhã palco de mais um Barreirense x Benfica em Basquetebol. Com transmissão televisiva. Espera-se que com muito público nas bancadas.
Desejo e conto com uma vitória do meu clube de sempre. Como já aconteceu. Tantas vezes.
O Mike Plowden iria certamente marcar presença, irradiando a sua genuína alegria e simpatia.

O coração, certamente dividido - desportivamente falando - traiu-o. Há quase um ano.
Apeteceu-me lembrá-lo. Hoje.
a