segunda-feira, abril 06, 2009

O Jornalista e o Amigo


a
Ontem, um leitor de A BOLA escreveu que "A morte de Alfredo Farinha significa o fim da melhor geração de jornalistas da imprensa desportiva em Portugal, para não dizer do jornalismo em geral", para acrescentar mais adiante "Que lição para os dias de hoje onde o jornalista se confunde com o ardina, a notícia com a opinião, onde a deontologia é arrumada para dentro de uma secretária e a promiscuidade de alguns jornalistas com agentes desportivos é demasiado comprometedora".
a
A leitura destas palavras recordou-me o João Serpa, amigo que nos deixou há quase um ano.
Partilhávamos, entre outros, um gosto muito especial pelo jornalismo e pelos jornais.
Nos últimos tempos, o João Serpa inquietava-se particularmente com uma questão - que Emanuel Caetano, de Ermesinde, também realçou na sua carta de leitor - a confusão entre opinião e notícia.
Uma vez, pelo menos, o João Serpa escreveu para o Público, denunciando aquilo que considerava perverso no nosso diário de referência.
a
A Bola, mas também A Capital, o Diário Popular, o Diário de Lisboa e o República, constituiram no início da minha adolescência decisivos catalizadores do meu gosto pela leitura.
Tenho-o dito, em várias ocasiões.
Não esqueço os grandes vultos do jornalismo de A Bola - Alfredo Farinha, Aurélio Márcio, Cruz dos Santos e Vítor Santos. Para apenas citar alguns.
a
Não estou seguro da plena justeza do leitor Emanuel Caetano.
Mas estou cada vez mais atento e desconfiado em relação a certas notícias/opiniões que vou lendo aqui e acolá.
Atento à sua substância.
Desconfiado com as suas motivações.
a
Na passada semana, uma criança de apenas seis anos, internada na enfermaria do serviço hospitalar onde exerço a minha actividade, surpreendeu-me agradavelmente.
Todas as manhãs, ocupava algum do seu tempo a ler o Record, que o pai adquiria num quiosque que a crise ameaça a sobrevivência.
Lembrei-me que foi assim que comecei a gostar da leitura - embora mais tardiamente.
Ah! Ainda não havia computador. Nem Magalhães.
a