sexta-feira, abril 03, 2009

Salazar, a Maçonaria e eu


a
A Maçonaria é uma Ordem iniciática empenhada no culto dos valores universais da Liberdade, da Igualdade e da Fraternidade, que visa o aperfeiçoamento moral de cada indivíduo e da Humanidade como tal. A Maçonaria não aceita dogmas, combate todas as formas de opressão sobre o Homem, e luta contra o terror, a miséria, o sectarismo e a ignorância, combate a corrupção e enaltece o mérito.
António Reis
a
Assumo a minha simpatia (quem não o faz?) pelos valores de Liberdade, Igualdade e Fraternidade e pelos combates contra a opressão, o obscuratismo e pobreza, expressos nas palavras do Grão-Mestre do Grande Oriente Lusitano - Maçonaria Portuguesa, acima reproduzidas, extraídas do sítio www.gremiolusitano.eu.
Como é sobejamente conhecido, a ditadura de Salazar forçou a Maçonaria Portuguesa à clandestinidade e a uma sobrevivência particularmente difícil.
Foi por isso com um misto de estranheza e incredulidade que li no DN de ontem a notícia da apresentação pública anunciada para hoje do livro Salazar - O Maçon. Segundo a editora que o publica "trata-se da revelação de um dos segredos mais bem guardados da vida de Salazar", na qual o autor, o Juiz José da Costa Pimenta, defende a tese de que Salazar terá partilhado os ideais da Maçonaria.
Como diria o Fernando Pessa... E esta, hein?
aa