sexta-feira, outubro 09, 2009

Escritos de ontem e de hoje


.
Em 13 de Janeiro de 2008, na minha coluna semanal no ROSTOS "Aos Domingos também se escreve", escrevi:
"Parece que a decisão está tomada. O Barreiro vai ser contemplado (beneficiado?) com uma ponte ferro-rodoviária. Fiquei feliz!
Acredito que o Barreiro terá aqui uma excelente mola impulsionadora para um impulso desenvolvimentista e renovador.
A centralidade do Concelho na Margem Sul da Área Metropolitana de Lisboa será agora mais substantiva.
A expansão populacional inverterá o declínio reafirmado pelos últimos censos.
As consequências económicas, sociológicas, culturais e desportivas, serão inevitáveis e previsivelmente favoráveis.
Não tenho certezas. Mas acredito que nos saiu a Lotaria.
Curiosamente na mesma semana em que a Comunicação Social local divulgou um conjunto interessante de obras públicas a decorrer no Concelho do Barreiro. De paternidade repartida entre o anterior e o actual executivos, mas cujo reflexo eleitoral em 2009 deverá beneficiar o PCP e "penalizar" o PS. Injusto? Claro que sim!
Mas se o PS perdeu em 2005 por culpa própria...".
http://rostos.pt/inicio2.asp?mostra=2&cronica=220020
.
Duas semanas depois, no texto "Só Barreiro", referi a propósito do PS-Barreiro:
"Por aquilo que me chega através da comunicação social – local e regional – o PS Barreiro está efervescente.
As próximas eleições para a Direcção Concelhia poderão vir a ter vários candidatos. O que à partida é estimulante: mais participação, mais debate, mais reflexão.
Do resultado dessa eleição poderá (ou não) configurar-se o próximo candidato às Eleições Autárquicas de 2009. Eleições que, como escrevi há semanas atrás, serão dificílimas para o PS.
Tenho para mim que o PS apenas tem um candidato barreirense com capacidade para vencer o PCP. Que não participará certamente na próxima pugna partidária. Quererá ele ser candidato? Poderá ele ser candidato? Seria o meu candidato. Teria o meu voto".
http://rostos.pt/inicio2.asp?mostra=2&cronica=220024
.
Como então antecipei, o "meu" candidato não se apresenta a votos para a Câmara Municipal do Barreiro.
Lamento, meu Amigo.
Teria sido uma manifestação esplendorosa de devoção e de amor à Cidade onde nascemos, crescemos e nos fizemos homens.
Compreendo que a superior capacidade e o invejável currículo que ostentas te continuem a perspectivar outros "voos".
Seria uma disputa muito difícil. Como bem sabemos.
Mas seria um combate com possibilidade de sucesso.
Assim... adivinha-se uma derrota. Penosa. Evitável. Gravosa.
Perde o PS-Barreiro. E perde o Barreiro.
..