segunda-feira, outubro 12, 2009

Carta Aberta a Carlos Humberto


.
Exmo. Presidente da Câmara Municipal do Barreiro:
.
É possível que saiba que não pertenço ao conjunto dos Barreirenses que se regozijaram com os resultados eleitorais saídos do sufrágio local de ontem.
Não porque o PCP readquiriu uma maioria absoluta. Mas, simplesmente, porque o PCP ganhou.

Os "meus" - aqueles com quem me identifico nos princípios, mas de quem me separam "coisas" particularmente importantes - não souberam construir uma alternativa minimamente consistente, popular e credível, que cativasse os cidadãos do Barreiro para uma mudança. Que entendo necessária. Que julgo imperiosa.
Foram diletantes - pecado recorrente -, demagógicos - em dose excessiva -, inconsequentes - como quatro anos antes.
.
O senhor Carlos Humberto - mais do que o seu partido - foi o grande e único vencedor de ontem.
O senhor Carlos Humberto foi bafejado pela fortuna ao longo do seu mandato. Disso não tem responsabilidade alguma. Mas sabe porque o digo. E, neste aspecto, talvez concorde comigo.
O senhor Carlos Humberto venceu com clareza e toda a justiça. Por mérito próprio - algum. Por demérito alheio - muito.
O senhor Carlos Humberto parece - aos olhos do cidadão comum, mesmo se distante da sua cartilha doutrinária - um "homem bom", simples, cordato, sério e trabalhador.

.
Percebi - desde há muito - que este seria o desfecho mais natural.

Testemunhei esta minha previsão. Em privado. E também publicamente.
Porque sou livre e independente. No pensamento. E na acção.
.
As minhas convicções políticas estão distantes das suas.

A minha concepção de sociedade democrática e progressiva não está conforme - muito longe disso - com alguns modelos que o senhor e os seus camaradas assumem com sincera e (será mesmo assim?) acrítica adesão.
.
Expressa a livre, respeitável e (quem sabe?) sábia vontade dos Barreirenses, é agora tempo de lhe endereçar um desejo. E um pedido:

Que os próximos quatro anos sejam - da sua parte e das equipas que terá que liderar - o tempo de afirmação de um pensamento e de uma prática dialogante, criativa e consequente. Em defesa do Barreiro. Ao serviço dos Barreirenses. Dos que em si votaram. E dos outros - afinal uma... (escassa) maioria.
.
Endereço-lhe os parabéns pela vitória alcançada.

Aceite os meus sinceros cumprimentos,
Paulo Calhau
.