domingo, outubro 18, 2009

Façam o favor de explicar


.
A leitura do caderno destacável "Ranking das escolas SIC/Expresso" não trouxe grandes novidades. Mas deixou-me triste.
No Barreiro, e no que se refere ao ensino secundário, os resultados foram desoladores.
Da avaliação de um total de 504 escolas - públicas e privadas - resulta que apenas a ES Alfredo da Silva - uma vez mais a melhor escola secundária barreirense - obteve um resultado na primeira metade do ranking nacional, ainda assim num modesto 193º lugar, e descendo 44 posições em relação ao ano anterior. As quatro outras escolas secundárias do Barreiro situaram-se entre o 326º lugar (ES de Santo André) e o 451º lugar (ES dos Casquilhos). Pelo meio, as nada abonatórias 352ª e 392ª posições, respectivamente da ES Augusto Cabrita e ES de Santo António.
Além da modéstia das posições obtidas - que nada prestigiam o ensino secundário barreirense - documentei ainda a quase generalizada descida no ranking das nossas cinco escolas. Apenas a Escola Secundária de Santo António melhorou - e de forma significativa - a sua posição relativa, subindo 80 lugares.
Embora também exerça funções docentes, enquanto Assistente convidado da Faculdade de Medicina de Lisboa, desconheço as razões concretas da situação agora confirmada no concelho do Barreiro.
Talvez que alguns bloguistas e cronistas desta cidade me possam esclarecer das causas desta infeliz realidade. A começar pelo meu amigo e professor António José Ferreira, a quem endereço o desafio, interrompendo - se possível, e se for essa a sua vontade - a inevitável, recorrente, consistente e legítima crítica ao "consulado" de Maria de Lurdes Rodrigues.
.