domingo, setembro 28, 2008

Futebol a preto e branco


No passado fim-de-semana, durante a transmissão do Bolton-Arsenal (Liga Inglesa de Futebol) − partida que fui visionando aos fogachos enquanto escrevinhava alguns apontamentos − os adeptos da equipa caseira evidenciaram uma vez mais o amor da “Pátria de Sua Majestade” pelo chamado “Desporto-Rei”.
A derrota ao intervalo − desfecho que veio a confirmar-se no final da contenda − longe de desanimar ou afastar os supporters daquela cidade britânica noroestina integrante da área metropolitana de Manchester, estimulou-os para um apoio permanente e incondicional à sua equipa, ao longo de toda a etapa complementar, inclusivamente quando os “londrinos” sentenciaram o jogo com um segundo golo obtido quase ao “cair do pano”.
Fantástico!

Menos de vinte e quatro horas depois, no mesmo continente, mas em Portugal, vimos o reverso da medalha.
Na noite de domingo, as imagens do jogo Naval-Trofense, transmitidas num resumo televisivo, revelaram a pequena claque da equipa da Trofa descontente com o rumo dos acontecimentos, acenando lenços brancos ao treinador da sua equipa, António Conceição.
António Conceição que na época transacta fora um dos responsáveis pelo sucesso, que resultara na subida ao escalão máximo do futebol português − proeza que aquele pequeno clube nunca alcançara ao longo dos seus setenta e oito anos de história.
António Conceição que num curto lapso de tempo passou − à boa maneira lusitana − de herói a vilão. Decorridas três (!) escassas jornadas da Liga 2008-2009.
Lamentável!

Os adeptos e os associados dos clubes portugueses são recorrentes neste tipo de comportamentos. São useiros e vezeiros na insensibilidade que revelam quanto à realidade concreta do país, dos clubes que “apoiam”, das estruturas débeis em que estes se suportam e das conjunturas difíceis. Tudo isto parece que preferem ignorar.
São insensíveis e censórios. Quando deveriam ser conscientes e solidários.
Oferecem um chouriço e pedem um porco.
Exigem direitos, mas esquecem os deveres.
Triste sina!!!

[DESPORTO À PORTUGUESA, http://www.rostos.pt/]