segunda-feira, setembro 29, 2008

Mend(t)es


.
"Mudar de vida – propostas para um país mais ético, justo e competitivo".
Assim titulou Marques Mendes o seu livro publicado no passado dia 25. Poucas horas depois de ter identificado a obra na montra de uma livraria, fui confrontado com declarações do jornalista Mário Crespo a uma estação de rádio. Afirmações graves, que, se totalmente verídicas – e nada me indicia o contrário – configuram pressões ilegítimas e inaceitáveis do antigo ministro de Durão Barroso sobre a redacção e os responsáveis editoriais da RTP.
Este é o mesmo indivíduo que vem agora propor um “país mais ético”. E que, qual Pedro Santana Lopes, também vai andar por aí.
A última edição do Expresso, na rubrica “Altos… e baixos”, da responsabilidade de João Garcia, concedeu uma valoração positiva a Marques Mendes. Escreveu o jornalista a dado passo: “Podem tentar pedir-lhe responsabilidades pelo passado, mas esse é o caminho fácil. Mais aconselhado é lerem bem o livro para lhe fazerem exigências no futuro”.
Futuro?
Portugal passa bem sem políticos desta estirpe. E agradece que se dediquem antes às suas muito respeitáveis actividades profissionais.
Dedicação à causa pública é certamente outra coisa. Prestação de serviço público não é com certeza isto.
Marques Mendes já tinha “boa imprensa” no Sol de José António Saraiva e José António Lima.
Só faltava agora o Expresso trilhar o mesmo caminho…
a