terça-feira, junho 09, 2009

Não acredito. Não calo



Primeira confissão
Nunca tive qualquer filiação partidária e não creio que a venha a ter algum dia. Já o escrevi noutros locais. Reafirmo-o aqui e agora.

Segunda confissão
Venho caprichando ao longo do tempo num conjunto de convicções políticas razoavelmente precisas e balizadas, situadas na área do que se convencionou chamar a esquerda democrática.

Terceira confissão
Esta opção, tão alinhada quão independente, não dispensa a dialética e o escrutínio da experiência de vida (individual e colectiva) e o confronto com a realidade (nacional e internacional).

Quarta confissão
O meu gosto pela área da comunicação social é muito longínquo. Terei começado a ler jornais com regularidade a partir dos meus 14 anos.

Quinta confissão
Tenho sentido uma necessidade e uma vontade antiga e crescente de ler e ouvir um conjunto diverso e plural de colunistas e comentadores que participam com regularidade nos mais diversos órgãos de comunicação social portuguesa.

Sexta confissão
Não dispenso o contacto com a opinião de personalidades situadas em campos políticos que eu "não piso", nomeadamente as alinhadas no espectro político da direita democrática.

Sétima confissão
Por isso acompanho as prosas de Pedro Lomba (Diário de Notícias), Henrique Raposo (Expresso) e Alberto Gonçalves (Sábado). E poderia citar outros mais.

Oitava confissão
À direita, como à esquerda, alguns cronistas revelarão maior seriedade e inteligência, outros um maniqueísmo e uma arrogância de todo detestáveis.

Nona confissão
Eduardo Cintra Torres, colunista do Público situa-se neste segundo escalão. Recorrentemente. Detestavelmente. Para mim, mas não só.

Décima confissão
Ontem no texto "Dez derrotados na comunicação" Eduardo Cintra Torres voltou a disparar "a torto e a direito". Até os insuspeitos de simpatia pela direita Luís Delgado e Pedro Marques Lopes foram cravejados de balas. Catalogados de "comentadores da direita socretista", o primeiro levou ainda com o epíteto de "alinhado com o PS-Governo", o segundo de "luminária da direita socretista".
Só acredita nesta pesporrência quem ignora e desconhece a realidade.
Só cala esta alarvidade quem pactua com a mentira e a mediocridade.
Não acredito. E não calo.
.