quinta-feira, junho 25, 2009

A mentira da verdade


.
A insistência com que o PSD de Manuela Ferreira Leite vem falando de "Política de Verdade" incopora - ou pode incorporar - dificuldades, distorções, entorses ao pensamento democrático, aspecto que o professor universitário João Cardoso Rosas desmontou de forma inteligente, honesta e certeira no i de hoje.
.
Dois excertos:
.
... A história das ideias mostra que aqueles que reivindicaram a totalidade da verdade foram sempre contra a democracia. O nazi-fascismo considerava deter uma verdade incontestável sobre a pureza rácica e a consequente autorização para o genocídio. O socialismo científico considerava-se autorizado a exercer todas as violências contra aqueles que se atravessassem no caminho do processo histórico que levaria à sociedade comunista. Trata-se de dois casos extremos e não equiparáveis ao do PSD de Ferreira Leite, como é óbvio. No entanto, precisamente pelo seu extremismo, estes casos mostram com especial clareza a perversidade da reivindicação do monopólio da verdade.
.
... Em suma: uma estratégia consequente com o respeito pela verdade empírica e pelo pluralismo democrático consiste em ser sério na discussão dos factos e em apresentar projectos alternativos aos dos adversários - mas não em atribuir-se a si mesmo a totalidade da verdade, empírica ou política. Reivindicar o monopólio da verdade equivale, em última instância, a mentir sobre o carácter intrinsecamente argumentativo e pluralista da democracia.
.
Pode ler o texto na íntegra em
.