quinta-feira, outubro 23, 2008

Um dia especial



No próximo dia 6 de Novembro o Núcleo de Spina Bífida (NSB) do Hospital Garcia de Orta (HGO) celebra o seu décimo aniversário.
Em 1998, escrevemos no manifesto de apresentação:
“Até há 2-3 décadas atrás, cerca de 90% das crianças nascidas com spina bífida morriam precocemente. Os progressos terapêuticos entretanto verificados contribuiram para a melhoria significativa da mortalidade e morbilidade. Presentemente, mais de 90% destas crianças sobrevivem, crescem e desenvolvem-se, com graus de incapacidade motora muito diversa, mas com uma capacidade intelectual quase sempre normal e uma esperança de vida sobreponivel à da generalidade da população...

A criança com spina bífida necessita de um acompanhamento regular, pluridisciplinar e integrado. A permanente solicitação de um conjunto alargado de recursos materiais e humanos, determina que a sua utilização deva ser preferencialmente concretizada de forma racional, potenciando a eficácia das acções terapêuticas e minimizando os seus elevados custos financeiros.
A criação do NSB HGO, pretende responder com modernidade, competência, eficácia e humanização, aos múltiplos problemas e desafios decorrentes daquela patologia”.

Sábado, 25 de Outubro, o NSB do HGO realiza o 3º Encontro de Pais e Crianças com Spina Bífida.
Este evento vai decorrer no Concelho do Seixal, graças à valorosa colaboração do município local, que para o efeito disponibilizou instalações desportivas e transportes adaptados a deficientes motores.

O Desporto será o tema geral, com demonstrações ao longo da manhã, no Pavilhão Desportivo Escolar Manuel Cargaleiro, de boccia, râguebi e basquetebol em cadeira de rodas e de jogos lúdicos. Depois do almoço será tempo para debate, no auditório do Pavilhão Municipal da Torre da Marinha. Serei moderador de um conjunto de comunicações que se aguardam com muito interesse. O Eng. Joaquim Santos (vereador do Desporto, Infra-Estruturas Municipais e Acessibilidades da Câmara Municipal do Seixal) abordará a realidade local da prática desportiva por portadores de deficiência motora e/ou intelectual; a Dra. Rosa Esquina (Pedopsiquiatra do HGO) desenvolverá o tema Desporto e Saúde Mental; o Prof. José Pavoeiro (Federação Portuguesa de Desporto para Deficientes) falará da realidade portuguesa de desporto para deficientes e da sua recente presença nos Jogos Paralímpicos de Pequim; os jovens Luís Veloza e Alexandre Aranda, afectados por spina bífida, abordarão as suas experiências desportivas enquanto praticantes respectivamente de basquetebol em cadeira de rodas e de vela.

A menos de 48 horas, tudo parece preparado.
Esperemos que a disponibilidade e o empenho demonstrados por um conjunto alargado de cidadãos e de entidades tenham como corolário um dia muito especial de convívio e de partilha.

Assim o desejamos.