domingo, outubro 26, 2008

Desporto e Deficiência



O 3º Encontro de Crianças com Spina Bífida, organizado pelo Núcleo de Spina Bífida do Hospital Garcia de Orta - Almada, e ontem realizado no Seixal, excedeu as minhas expectativas.
Sabemos que nem sempre é fácil mobilizar as crianças e os pais para estas realizações. Sobretudo para as que residem mais longe (Alentejo e Algarve).
Mas as presenças foram assinaláveis e, sobretudo, muito alegres e participativas.
Pela manhã, no Pavilhão Desportivo Escolar Manuel Cargaleiro - Fogueteiro, decorreram manifestações de Boccia, Jogos Lúdicos, Basquetebol e Râguebi em cadeira de rodas.
Participaram as nossas crianças e jovens afectadas por spina bífida, mas também crianças, adolescentes e adultos do Núcleo de Almada-Seixal da Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa, e o Benfica Râguebi (com João Queimado).
Vivemos momentos de enorme alegria, partilha e aprendizagem.
Seguiu-se o almoço, na Associação de Reformados da Arrentela, com uma soberba vista para o rio, e onde fomos excelentemente recebidos.
Os mais limitados deslocaram-se numa viatura adaptada que os transportou depois ao Pavilhão Municipal da Torre da Marinha onde, ao longo da tarde, decorreu um debate subordinado ao tema “Desporto e Deficiência”.

Tive um prazer imenso na moderação dos trabalhos, que decorreram com grande interesse e participação.
O Eng. Joaquim Santos − Vereador do Desporto da Câmara Municipal do Seixal − divulgou a política local de apoio ao Desporto para Deficientes, que está integrada no pelouro do Desporto e, não, como ocorre noutras autarquias, no pelouro da Acção Social.
A Dra. Rosa Esquina − Pedopsiquiatra no Hospital Garcia de Orta − abordou o tema “Desporto e Saúde Mental” com especial incidência nos benefícios da prática desportiva no incremento da auto-estima e na sociabilização das crianças e jovens portadores de deficiência física e mental.
O Alexandre Aranda e o Luís Veloza − afectados de spina bífida e utentes da nossa Consulta Multi e Interdisplinar − apresentaram as suas experiências enquanto praticantes desportivos, respectivamente de Vela e Basquetebol em cadeira de rodas.
O Prof. José Pavoeiro − membro da direcção da Federação Portuguesa de Desporto para Deficientes − abordou a sua recente presença em Pequim nos Jogos Paralímpicos e analisou a realidade nacional, nomeadamente do desporto de alta competição praticado por deficientes motores e intelectuais.
A participação dos jovens, de familiares, dos técnicos de saúde que integram o Núcleo de Spina Bífida do Hospital Garcia de Orta e ainda de representantes do Grupo Desportivo e Recreativo a Joanita - Linda-a-Velha, primeiro clube que em Portugal − há mais de vinte anos − se dedicou à prática de desporto por deficientes.
Foi tempo e o modo para a demonstração da enorme vitalidade e empenhamento dos deficientes, para a coragem e a perseverança dos seu pais, para o aprofundamento do conhecimento da realidade local, nacional e estrangeira, para a inevitável catarse e expressão de desalentos e inquietações que se misturam e enxertam em manifestações de convicção e determinação.

A colaboração da Câmara Municipal do Seixal foi inestimável.
Desde o primeiro contacto e pedido de colaboração com a autarquia − estabelecido no final de Abril − encontrámos toda a compreensão, disponibilidade e competência.
Realço o papel desempenhado pela Dra. Raquel Salgueiro − técnica superior, jovem, licenciada em Ciências do Desporto pela Faculdade de Motricidade Humana de Lisboa. Foi inexcedível de simpatia e de competência. Obrigado!

Muito se fez, no Portugal Democrático, no apoio à criança com deficiência física e motora.
Mas há ainda um longo caminho a percorrer.
Como escreveu o meu mestre Prof. Torrado da Silva,
“que o Séc. XXI seja o século da criança mais feliz…”.

[DESPORTO À PORTUGUESA, www.rostos.pt]