sábado, outubro 04, 2008

Levar a nau a bom porto


As duas Assembleias-Gerais (AG) do Futebol Clube Barreirense (FCB) decorridas na noite de 30 de Setembro no Ginásio-Sede foram importantes para o presente e o futuro do clube mais representativo da Cidade e do Concelho do Barreiro.
Inscreveram-se no livro de presenças cerca de setenta associados, mas alguns mais estiveram presentes ao longo dessa longa e frutuosa noite.
Na primeira AG - extraordinária - apresentou-se, discutiu-se e aprovou-se o Plano de Actividades e o Orçamento para 2008/2009.
Notas principais a reter:
- identificação objectiva e crua dos principais problemas do clube
- manutenção da matriz desportiva, com duas modalidades de referência (futebol e basquetebol)
- consciência da dificuldade em manter os níveis competitivos da época transacta, no que se refere às equipas do escalão sénior
- continuidade da aposta nos escalões de formação, decorrente nomeadamente da recém-criada Academia de Futebol
- esforço efectivo de controlo da despesa
- aproximação a um objectivo projectado para 2009/2010 - caminhar aceleradamente para um défice zero - prevendo-se para 2008/2009 um saldo negativo de cerca de 41.000 euros.
Ainda na AG extraordinária, foi constituída a “Comissão Pró Pavilhão do Futebol Clube Barreirense” e discutido e aprovado o seu Regulamento.
Aspectos que julgo oportuno realçar:
- o articulado contempla um esforço sincero de representatividade e transparência
- a necessidade de construção de um Pavilhão polivalente não mereceu reservas da generalidade dos presentes
- o financiamento inicial acordado com a Direcção do FCB é demonstrativo do cumprimento de compromissos anteriormente assumidos
- a Comissão, constituída por sete elementos - entre os quais me incluo - e presidida pelo Arq. Carlos Pires, tem plena consciência das dificuldades que se avizinham, mas acredita na efectiva concretização do projecto.
A segunda AG - ordinária - discutiu e aprovou o relatório e Contas de 2007.
Registos principais:
- redução do défice em relação ao ano de 2006, mas ainda assim muito elevado - cerca de 490.000 euros)
- significativo incumprimento da receita prevista
- contenção da despesa, com diminuição dos custos da actividade desportiva do futebol sénior de 761.263 euros (2006) para 480.000 euros (2007), do basquetebol sénior de 292.949 euros (2006) para 239.850 euros (2007) e do sector administrativo de 290.248 euros (2006) para 224.341 euros (2007).
O último ponto da Ordem de Trabalhos - Eleição dos Corpos Gerentes - foi assinalado pela não apresentação de qualquer lista.
Notas de destaque:
- Manuel Lopes - Presidente da Direcção – explicitou as razões da sua não recandidatura, mas deixou a porta aberta para mais um mandato se, como é de prever, nenhum outro grupo de associados se organizar para o efeito.
António Sardinha - Presidente da AG - recordou intervenções anteriores, nomeadamente as palavras proferidas em 11 de Abril de 2007, na celebração de 96º aniversário do FCB. E destacou a necessidade imperiosa de o clube investir as verbas ainda disponíveis da alienação de património na construção de estruturas desportivas - Estádio de Futebol na Verderena e Pavilhão Polidesportivo.
Foram duas AG sérias, participadas, democráticas e fecundas.
Alguns associados expressaram legítimas inquietações acerca da condução dos destinos do clube e reafirmaram a sua apreensão pelo futuro do FCB.
O medo de que, vendidos os anéis também os dedos se vão, persiste em muitos de nós - Barreirenses.
Mas é preciso acreditar que conseguiremos - com dedicação e sentido de responsabilidade, sem discussões estéreis e sem divergências artificiais - levar a nau a bom porto, e assegurar a perenidade de um clube respeitado e credível, prestes a perfazer cem anos de história.
Por mim, e citando o Dr. António Sardinha, continuarei a ser, dentro das minhas competências e das minhas possibilidades, um “militante da Verdade e da Transparência”.
[DESPORTO À PORTUGUESA, www.rostos.pt]