sexta-feira, novembro 28, 2008

Memória Barreirense (XXVII)



Deixem passar o histórico

Penúltima jornada do Campeonato Nacional de Futebol da II Divisão - Série D. Com quatro pontos de vantagem, o FCB deslocou-se ao Pinhal Novo, procurando assegurar a subida à Divisão de Honra. Grande entusiasmo entre os nossos adeptos, que se deslocaram em número significativo. Tarde de sol e muito vento. Derrota por 3-0. Um piso sintético duro, o vento e o grande empenhamento dos Pinhalnovenses, adiaram a nossa festa, por uma semana. Assim pensei na altura. E bem! Como a generalidade dos Barreirenses presentes…
Seis dias depois, na tarde de sábado de 28 de Maio de 2005, o ‘Manuel de Mello’ viveu o último grande momento de triunfo e exaltação da sua longa e rica história. Mais de 5.000 adeptos rumaram ao nosso estádio e quase lotaram as suas bancadas. Grande ambiente. Confiança ilimitada. Como não se via há muitos anos.
Vitória tranquila, embora tangencial. Com o apito final, a explosão de alegria. Nas bancadas e no relvado, para onde convergiram algumas centenas de foliões. E no balneário Barreirense, onde me dirigi com o Ricardo e com Francisco Cabrita. Vimos muita alegria e algumas lágrimas estampadas naqueles rostos. Não faltaram o champanhe e os banhos da praxe. Cumprimentámos efusivamente Manuel Lopes, Paulo Pardana e Daúto Faquirá, o treinador responsável pelo sucesso.
A festa continuou cá fora, nas principais artérias da cidade. Na Avenida Alfredo da Silva, o trânsito foi parcialmente interrompido, algumas viaturas balançaram sob o efeito de braços mais atrevidos, as bandeiras agitaram-se e os slogans dos nossos adeptos ecoaram vibrantes e triunfais de gargantas já enrouquecidas. Tudo isto presenciei e partilhei com a alegria, a emoção e as lágrimas que nunca consigo conter nestes momentos.
“Deixem passar o histórico…” titulou A Bola no dia seguinte.
E o Jornal do Barreiro de 3 de Junho de 2005, pela mão de Nelson Pereira destacou: “Do sonho à realidade”.

Dois anos depois, a 11 de Abril de 2007, Daúto Faquirá foi o convidado de honra da cerimónia comemorativa do 96º aniversário. No final da sessão, voltei a cumprimentá-lo, na companhia de Francisco Cabrita. Evocámos, naturalmente, aquela tarde inolvidável de Maio de 2005.
Creio que os resultados obtidos no FCB, na sequência das suas anteriores experiências enquanto treinador de futebol e confirmado na época passada no primo-divisionário Estrela da Amadora, foram o corolário mais natural do trabalho de um profissional muito competente, sério e culto. Antevejo uma carreira de sucesso para Daúto Faquirá. Que assim seja!
a
a
Ovos moles

A fase regular da Liga Profissional de Basquetebol aproximava-se do final. A esperança de apuramento para os playoff continuava intacta, mas para a concretização de tão importante objectivo, era fundamental vencer em Aveiro, frente a um adversário difícil, ainda que mergulhado numa profunda crise financeira.
Resolvi organizar, com a colaboração do Renato Covas, uma excursão à bonita cidade da ria. Preparei a divulgação da viagem, através de uma notícia que publiquei no site oficial www.fcbarreirense.pt e que, como sempre, enderecei a um vasto grupo de adeptos do Barreirense Basket, através de correio electrónico: a
Caro(a) Amigo(a):
É já no próximo sábado, 11 de Fevereiro, que a equipa sénior de basquetebol do FC Barreirense se desloca a Aveiro para defrontar o Aveiro Basket, em partida decisiva para o nosso apuramento para o playoff de atribuição do título de campeão 2005/2006 da Liga TMN. Conscientes da importância transcendente deste jogo, a Secção de Basquetebol organiza uma excursão à Cidade do Vouga, para que a nossa jovem equipa tenha o apoio e o calor humano dos nossos Adeptos.
Há quase um ano, aquando da eliminatória para a Taça de Portugal que nos apurou para a Final a 8, obtivemos uma importante vitória em Aveiro, numa noite fria de terça-feira (!). Ainda assim, a nossa equipa foi acompanhada por uma dúzia de adeptos que, com o seu contributo galvanizaram a equipa para a vitória, nomeadamente nos momentos finais da decisão da eliminatória. Desta vez, num dia de sábado, no conforto de um excelente autocarro, ao preço acessível de dez euros, após uma empolgante exibição frente ao Benfica e com perspectivas de apuramento para o playoff perfeitamente ao nosso alcance, julgamos criadas as condições para que esta iniciativa seja coroada de êxito.
Noutros tempos, algo distantes, mas ainda na memória de muitos, a realização de iniciativas equivalentes à que agora propomos, foi fundamental para o sucesso desportivo do Clube, para o reforço da identidade do Barreirense Basket e para a fraterna comunhão dos Adeptos.
A sua inscrição é importante! Colabora connosco na divulgação da excursão a Aveiro! Traz um(a) Amigo(a) também!
Toda a Esperança é legítima. Força Barreirense!
Paulo Calhau
(Director da Secção de Basquetebol do FC Barreirense)


Tivemos também a ideia de produzir um texto que os basquetebolistas e o restante grupo de trabalho imediatamente acederam assinar, em que se apelou à presença de um número maciço de adeptos, numa jornada tão importante para as nossas aspirações, e que foi igualmente publicado em
http://www.fcbarreirense.pt/ e lido no Campo D. Manuel de Mello, no intervalo do jogo de futebol que precedeu a jornada de Aveiro.

Carta Aberta aos Adeptos do Barreirense
Agora que a fase regular da Liga Profissional de Basquetebol se aproxima do final, estamos todos unidos e muito empenhados em alcançar um dos oito primeiros lugares da classificação para podermos ir aos playoff.
Na vitória sobre o Benfica, que felizmente passou na TV, sentimos grande apoio dos Adeptos Barreirenses e pensamos que assim deverá continuar até ao fim do campeonato, para atingirmos os nossos objectivos.
Por isso gostaríamos que de vos ver em força em todos os jogos a realizar em casa e fora, para que todos juntos possamos lutar e conseguir as vitórias de que necessitamos.
O próximo jogo será em Aveiro e sabemos que há um grupo que está a organizar uma excursão para ver a partida, apoiar-nos e, assim esperamos, comemorar a vitória pela qual lutaremos arduamente.
Juntem-se a nós neste momento tão importante e decisivo.
Força Barreirense!
A Equipa Sénior de Basquetebol do FC Barreirense
(17 assinaturas)

Apesar do esforço de mobilização, fomos apenas escassos doze os que comparecemos na manhã de sábado de 11 de Fevereiro de 2006, junto ao Ginásio-Sede. Levámos bandeiras, cachecóis e… muita esperança.
A viagem para Aveiro iniciou-se com boa disposição, ambiente alegre e descontraído. O almoço na Tasca do Confrade foi, como ali é regra, delicioso. Junto ao Pavilhão do Beira-Mar, nova ‘casa’ do Aveiro Basket, incumpridor das responsabilidades financeiras de utilização do bem mais agradável Pavilhão do Galitos, esperava-nos o amigo José Guerreiro com a sua esposa. Antigo atleta do FCB, a residir há muito em Oiã, manteve sempre, apesar da distância, um acompanhamento regular da vida do seu clube. E, fadista emérito, colaborou graciosamente nas duas Noites de Fado Barreirense, que organizei em 2005 e 2006.
O desafio decorreu de forma muito negativa. Uma lesão, com escassos três minutos de jogo, do internacional tunisino Slimene Radhouene – bom praticante que em Julho revi no Torneio Internacional Cidade de Elvas, preparatório da participação de Portugal no Campeonato da Europa – retirou-nos capacidade. E perdemos…
O regresso foi triste. Os objectivos desportivos não tinham sido alcançados. Logo à entrada da auto-estrada A25 a nossa camioneta avariou. E regressámos ao Barreiro, no veículo que transportava a equipa, que para o efeito nos recolheu, já a noite caíra. Por portas travessas reviveu-se um pouco da experiência passada quando, uma parte da lotação da camioneta de transporte da equipa se destinava a associados do FCB, o que para além do convívio e da familiaridade do contexto, propiciava alguma receita suplementar à Secção de Basquetebol. Outros tempos…
a
[Excerto do Capítulo III - Viagens na minha terra
Livro PROVA DeVIDA - Estórias e memórias do meu Barreirense]
(continua)